/ Notícias / Primeira defesa do Mestrado Profissional aborda o perfil motivacional de atletas
Primeira defesa do Mestrado Profissional aborda o perfil motivacional de atletas
Primeira defesa do Mestrado Profissional aborda o perfil motivacional de atletas
O Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) teve sua primeira dissertação apresentada no dia 20 de outubro. O estudo intitulado Caracterização e Perfil Motivacional das Atletas de Futsal Feminino de Alto Rendimento no Brasil, do mestrando Maurício Lobo Giusti, tem o objetivo de traçar o perfil motivacional das atletas de futsal do país e avaliar como isto se reflete na continuação delas no esporte.

Para tanto, foram trabalhados dados quantitativos, a partir de pesquisa realizada com 12 equipes femininas de futsal, totalizando um número de 135 atletas participantes. Foram entrevistadas equipes dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Ceará e Goiás, que disputaram a Liga Futsal Feminino 2013. Também foram verificadas as características das atletas convocadas para a Seleção Brasileira de Futsal Feminino no ano passado.

Entre os fatores observados com a realização da pesquisa estão que a maioria, hoje adulta, começou a jogar na rua ou na escola, com menos de nove anos de idade, pertence à classe B, está estudando com financiamento integral e gostaria de dedicar mais tempo ao futsal. Grande parte é, também, remunerada para jogar. Além disso, aquelas com dez anos ou mais de prática no esporte relataram ter maior desmotivação em relação às que tinham menor tempo de experiência.

Como resultado final da análise, foi constatado que a maioria das atletas possui Motivação Intrínseca (MI) alta, ou seja, para elas, a prática do futsal parte de uma escolha pessoal, possivelmente por proporcionar prazer, excitação e divertimento. A MI refere-se, também, à curiosidade que as atletas têm em adquirir novas habilidades e conhecimentos e dominá-los no esporte escolhido. 

Os fatores de MI foram comparados aos fatores motivacionais extrínsecos, que se referem à percepção da atleta sobre a contribuição do esporte para o crescimento pessoal, à conquista de títulos, à remuneração ou status, bem como aos fatores relacionados a pressões internas geradas pela própria atleta, como medo de falhas ou situações constrangedoras. Ainda houve comparação aos fatores de desmotivação, entendida como um sentimento de desesperança, quando a atleta não vê mais razões para continuar praticando o esporte.

Segundo Giusti, a Motivação Intrínseca pode ser considerada o principal fator na melhora dos resultados das atletas, para que possam prosseguir no esporte por mais tempo. Para a orientadora do trabalho, professora Karen Jansen, o estudo é pioneiro por se tratar de uma modalidade esportiva pouco estudada e com baixo investimento, em comparação ao desempenho e aos resultados obtidos pela Seleção Brasileira de Futsal Feminino, atual tetracampeã mundial. “Devemos salientar a importância da prática esportiva quando esta anda em paralelo com a formação continuada de jovens atletas”, disse.

Entender o perfil destas atletas é de fundamental importância no auxílio aos profissionais que atuam na modalidade, para a criação de estratégias, escolha e contratação de atletas, assim como na formação de novas esportistas. É importante, também, que profissionais de outras áreas, como Psicologia e Fisioterapia, por exemplo, passem a observar o comportamento da atleta, a fim de ajudar no estímulo da mesma, fazendo com que aumente, assim, sua Motivação Intrínseca.

Mestrados e Doutorados
O Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente está entre os cursos de pós-graduação com inscrições abertas na UCPel. Os cursos oferecidos pela Católica são bem avaliados e recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e possuem possibilidade de bolsas de pesquisa. Os demais são Mestrado e Doutorado em Letras, Mestrado e Doutorado em Saúde e Comportamento, Mestrado e Doutorado em Política Social e Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de outubro, com taxa de R$ 170,00. Informação sobre todas as etapas do processo seletivo, documentos necessários para a inscrição, vagas existentes, homologação das inscrições, seleção dos candidatos, bibliografia e divulgação dos resultados podem ser obtidas aqui.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?