/ Notícias / Comitiva da cidade alemã de Trier visita UCPel
Comitiva da cidade alemã de Trier visita UCPel
23.10.2014 | 17:57 | #institucional
Comitiva da cidade alemã de Trier visita UCPel
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu, na tarde desta quinta-feira (23) uma comitiva da Diocese de Trier, Alemanha. Acompanhado pelo arcebispo de Pelotas e chanceler da UCPel, Dom Jacinto Bergmann, o grupo foi recepcionado pelo reitor José Carlos Bachettini Júnior, a pró-reitora Acadêmica, Patrícia Giusti, o pró-reitor Administrativo, Eduardo Santos, o professor Jairo Halpern e o professor Hiram Larangeira de Almeida Júnior.

O vigário-geral de Trier, Werner Rössel, o coordenador do Departamento Missionário da Diocese, Ludwig Kuhn e a coordenadora do departamento de Saúde da universidade confessional católica em Trier, Sabine Mathow, integravam a comitiva.

Após assistirem ao vídeo institucional da Universidade e serem apresentados ao Mapa Estratégico da UCPel, os alemães conheceram a Capela e o Laboratório de Neurociências Clínicas, apresentado ao grupo pelo professor Almeida Júnior. A comitiva passou, também, pela Biblioteca Malomar Lund Edelweiss e pelo Memorial Dom Antônio Zattera.

Dentre os assuntos abordados na visita, estiveram a nota 4 que a UCPel possui perante o Ministério da Educação (MEC) e as parcerias com instituições de ensino superior estrangeiras. Para o reitor, a visita foi uma oportunidade para estreitar os laços de Trier com Pelotas e, especialmente, com a UCPel. "É um momento especial. Quando a Universidade aperfeiçoa sua atuação, essas relações internacionais passam a ser fundamentais", disse, mencionando também o interesse dos alemães em conhecer o Planejamento Estratégico da Católica e a surpresa pelo alto conceito de uma universidade do interior frente ao MEC.

O arcebispo Dom Jacinto Bergmann lembrou que a ligação de Trier com a Igreja Católica gaúcha já existe há mais tempo - motivada por uma peregrinação em 1996 e pelo volume de bispos brasileiros cujos antepassados saíram da Diocese de Trier. O chanceler ressaltou que esta foi a primeira vez que uma comitiva da cidade mais antiga da Alemanha vem à Pelotas.

Além da visita à UCPel, a comitiva esteve na Catedral São Francisco de Paula e na Comunidade Santa Cecília, em São João da Reserva - interior de São Lourenço do Sul -, para visita ao Museu da Imigração Alemã e café colonial.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?