/ Notícias / UCPel assina contratos com autores dos materiais do primeiro curso EAD
UCPel assina contratos com autores dos materiais do primeiro curso EAD
25.09.2014 | 17:47 | #institucional
UCPel assina contratos com autores dos materiais do primeiro curso EAD
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) reuniu, na tarde desta quarta-feira (24), os autores dos materiais didáticos que serão a base do curso de Tecnologia em Segurança Pública e Privada - o primeiro curso de Educação a Distância (EAD) da Instituição. O processo de credenciamento já foi solicitado ao Ministério da Educação (MEC).

O curso terá conteúdos como fundamentos, gestão e planejamento de segurança em espaços físicos diversos, primeiros socorros, direito penal, legislação aplicada, saúde aplicada ao trabalho, fundamentos de defesa civil, segurança pessoal e patrimonial, entre outros pontos destinados a qualificar profissionais que já atuam ou pretendem atuar nas áreas de segurança pública ou privada. O corpo docente é composto por professores da UCPel e consultores da área.

Para o coordenador do curso, professor Fábio Raniere Mendes, a UCPel, através de sua formação humanística, deverá qualificar profissionais para responder às necessidades da sociedade embasados em valores cristãos e compromisso ético.

O processo de elaboração do curso responde a uma proposta contemporânea da EAD no mundo inteiro. Conforme o coordenador de Serviços Acadêmicos da UCPel e líder do projeto, Luiz Fernando Meirelles, a metodologia de elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e dos materiais didáticos envolve uma plataforma de trabalho colaborativo em rede baseada no princípio da cocriação, com uso intensivo de mediação tecnológica - o que permite flexibilidade para que o autor possa potencializar suas competências a favor do trabalho. Criado dentro desta proposta, o curso irá garantir estes mesmos pressupostos para a formação dos estudantes.

Segundo Meirelles, a ideia emprega o conceito de "sala de aula invertida", na qual tudo o que pode ser tratado antecipadamente o será - respeitando o tempo e o espaço de cada aluno -, reservando o momento em grupo para discussões e debates.

Novo momento
Para o reitor, José Carlos Bachettini Júnior, a introdução da UCPel na modalidade EAD é um dos desafios propostos pelo Planejamento Estratégico da Instituição. "Hoje é um dia especial. Celebramos o começo de uma nova Universidade", disse, agradecendo o empenho dos autores dos materiais didáticos. "O caminho da UCPel é a busca pela excelência, com valores morais, para formar pessoas diferenciadas. Acreditamos que a educação é capaz de transformar a sociedade", disse.

Autores
- Aldo Bruno Ferreira
- Ana Amélia Brauner Perera
- Antônio Azambuja
- Daniel Sigales
- Fábio Raniere da Silva Mendes
- Lauro Mello
- Luiz Fernando Tavares Meirelles
- Luiz Renato Garcia
- Márcio André Facin
- Maria Elisabeth Moura Gonçalves
- Marina Portela Ghiggi
- Odiomar Luis Bitencourt Teixeira
- Rosane Pinheiro Krüger Feijó
- Samanta Maagh
- Solani Hemp

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?