/ Notícias / Matemática ao Fim da Tarde aborda Equações para viagens espaciais
Matemática ao Fim da Tarde aborda Equações para viagens espaciais
19.09.2014 | 18:13 | #matematica
Matemática ao Fim da Tarde aborda Equações para viagens espaciais
Mais uma edição do projeto Matemática ao Fim da Tarde será realizada no dia 24. A palestra é promovida pelo curso de Matemática da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O tema abordado durante o evento será Equações para viagens espaciais, e terá como convidado o professor Celso Nobre da Fonseca.

De acordo com Fonseca, o objetivo da palestra é fazer uma abordagem introdutória das leis - matemáticas e físicas - que estão incorporadas na possibilidade de realização de viagens espaciais dentro do sistema solar.

Também haverá espaço para a apresentação do modelo de transferência proposto por Walter Hohmann, que demonstrou uma alternativa de eficiência de combustível para mover uma espaçonave entre duas órbitas diferentes. ”Usando este modelo, pretende-se colocar, de forma clara, as equações que permitem tornar possível a realização de uma viagem espacial entre um planeta e outro, utilizando os teoremas e leis da mecânica e mostrando como exemplo a viagem entre o Planeta Terra e o Planeta Marte", explica o palestrante.

O evento é aberto ao público e será realizado às 18h, na sala 317 C do Campus I da UCPel. Os participantes receberão atestado de participação.

Palestrante
O professor Celso Nobre da Fonseca possui mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e graduação em Matemática pela UCPel. Atualmente atua como professor na UCPel e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul Pelotas).

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?