/ Notícias / Especialização em Consultoria e Licenciamento Ambiental é lançada
Especialização em Consultoria e Licenciamento Ambiental é lançada
11.09.2014 | 16:50 | #institucional
Especialização em Consultoria e Licenciamento Ambiental é lançada
Um encontro entre os professores do curso de pós-graduação em Consultoria e Licenciamento Ambiental da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) marcou o lançamento da nova especialização oferecida pela Instituição. O crescente e diversificado campo de licenciamento ambiental vem atraindo um número cada vez maior de profissionais de diversas áreas, que acabam precisando de capacitação específica para a atuação em consultorias. 

O curso oferecido pela Católica, que está com inscrições abertas até o dia 17, conta com corpo docente composto por professores e profissionais de diferentes áreas de atuação, tanto em empresas de consultoria como em órgãos governamentais. “Vamos contar com consultores ambientais atuantes há mais de 20 anos no mercado, profissionais com experiência em órgãos licenciadores das esferas municipal, estadual e federal”, destaca a coordenadora da especialização, professora Carina Estrela. 

Um dos profissionais convidados para ministrar as disciplinas de Licenciamento Ambiental de Âmbito Estadual e Fiscalização e Auditoria Ambiental é o engenheiro agrônomo e analista ambiental da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), Paulo Duarte da Silva. De acordo com o docente, uma das principais dificuldades enfrentadas por órgãos como a FEPAM é o nível do material entregue pelos consultores. “Para o processo andar mais rápido, as informações prestadas precisam ser adequadas, pois o material de consulta é importante para entender o empreendimento”, diz. Na avaliação de Silva, especializações na área, como a oferecida pela UCPel, contribuem para qualificar os profissionais atuantes no mercado.  
    
Além do corpo docente, outro diferencial do curso proposto pela Instituição é a experiência de atuação de cerca de 50 anos em questões ambientais. Por ter know-how na área, a Universidade planejou o currículo da especialização para atender diversos âmbitos da consultoria e do licenciamento. Disciplinas sobre os setores agrícola, industrial, de saúde e de obras e infraestrutura compõem o quadro, juntamente com o funcionamento do licenciamento nas três esferas. Além de temas inerentes ao campo, assuntos como empreendedorismo, comunicação e negociação em consultoria, redação científica, ética e meio ambiente também terão espaço.  

Inscrições

As inscrições estão abertas até o dia 17 de setembro e podem ser feitas através do site ucpel.edu.br/pos. Para atender profissionais que já atuam no mercado, as aulas presenciais serão ministradas aos sábados, pela parte da manhã e da tarde.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?