/ Notícias / Professora do PPG em Política Social participa de Congresso Internacional
Professora do PPG em Política Social participa de Congresso Internacional
Professora do PPG em Política Social participa de Congresso Internacional
A professora do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Vera Maria Ribeiro Nogueira, participou de um Congresso promovido pela Associação Latina de Análise dos Sistemas de Saúde (ALASS) e pela Escuela Andaluza de Salud Publica, uma das mais importantes da Espanha, com sede em Barcelona. O Congresso – denominado CALASS - foi realizado nos dias 04, 05 e 06 de setembro, na cidade de Granada, e contou com a participação de mais de duzentas pessoas. 

O evento deste ano teve como tema central Profissionais de saúde a serviço da cidadania: demografia, formação e desenvolvimento profissional

A ALASS é uma associação científica e profissional, que tem como objetivos a promoção de intercâmbios e desenvolvimento de pesquisas conjuntas, assim como a formação de pesquisadores dos países de língua latina. A programação do Congresso da ALASS 2014 constou de três sessões plenárias, oficinas de trabalho e apresentações coordenadas. 

Vera apresentou o trabalho intitulado Institucionalidades dos Sistemas Locais de Saúde nas Linhas de Fronteiras: impactos no acesso aos serviços e ações de saúde. Integraram a equipe, juntamente com ela, as professoras Helenara Fagundes, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Nora Margarita Jacquier, da Argentina e a assistente social Josiane Agustini, de Santa Catarina.

Segundo a professora, sua participação foi importante pelos contatos realizados e intercâmbio de experiências, além de poder adquirir material bibliográfico na Escuela Andaluza de Salud Pública. O próximo Congresso da ALASS já está agendado para ser em Ancona, na Itália.

No mês de agosto, a professora também palestrou no II Seminário Regional de Saúde do Trabalhador, promovido pelo Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest), na cidade de Alegrete. O evento teve a presença de trabalhadores da saúde, Secretarias de Saúde de onze municípios compreendidos na 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, representantes de sindicatos, universitários, entre outros. Durante o encontro, Vera participou de uma mesa-redonda falando sobre o tema Direito à Saúde nas Fronteiras
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?