/ Notícias / Saúde e prevenção são temas de palestras na 20ª SIPAT/UCPel
Saúde e prevenção são temas de palestras na 20ª SIPAT/UCPel
02.09.2014 | 17:40 | #institucional
Saúde e prevenção são temas de palestras na 20ª SIPAT/UCPel
A saúde bucal e sua importância para o desempenho do trabalhador foi o tópico abordado pela cirurgiã-dentista e professora da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Patrícia Guerreiro nesta segunda-feira (1º), na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Até a sexta-feira (05), professores e funcionários da Universidade participarão de atividades com foco na saúde e na prevenção, uma vez que o evento é realizado anualmente para que os trabalhadores da Instituição obtenham informações sobre como ter uma vida de qualidade.

Durante a palestra, Patrícia falou sobre cuidados com a higiene dos dentes que podem evitar problemas comuns, mas preocupantes, que vão desde cárie e gengivite até parto prematuro e câncer de boca. “Há uma relação direta da saúde bucal com a saúde do trabalhador. 25% das faltas ao trabalho são relativas a problemas dessa natureza”, afirmou a professora. “Escovar os dentes, no mínimo, três vezes ao dia, e usar fio dental diariamente são coisas que todo mundo sabe que deve fazer, mas que não custa nada lembrar”.

Os participantes da atividade puderam, também, conferir a pressão arterial e fazer teste de visão.

Nesta terça (02), a técnica em Segurança do Trabalho Raquel de Freitas Ferreira falou sobre Como pequenos cuidados podem evitar grandes danos. Houve, ainda, exposição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Para quarta-feira (03), além de uma Missa na Capela do Campus I, às 8h15min, será realizada, à tarde, a palestra Alimentação Saudável, pela professora Janaína Santos Motta. Já no dia 04, o tema é A importância da espiritualidade para uma vida saudável, com o professor Fábio Raniere Mendes. O último dia da SIPAT será de palestra com o professor Alfredo Lhullier e a assistente social Carolina Bunde, que falarão sobre o projeto de enfrentamento ao uso abusivo de álcool e outras drogas, promovido dentro do projeto UCPel Mais Saudável. Todas as palestras ocorrem a partir das 14h30min, na sala 100 K do prédio Santa Margarida (rua Padre Anchieta, 1.274).

Abertura
A abertura oficial da 20ª SIPAT ocorreu no dia 29 de agosto, quando a coordenadora do curso de Medicina, professora Luiza Novaes, ministrou palestra acerca da relação entre a infância e os malefícios do tabagismo. O assunto foi uma referência ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado na mesma data.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?