/ Notícias / 1ª Jornada de Oncologia e Hematologia prossegue na UCPel
1ª Jornada de Oncologia e Hematologia prossegue na UCPel
02.09.2014 | 16:46 | #medicina
1ª Jornada de Oncologia e Hematologia prossegue na UCPel
Iniciada na noite desta segunda-feira (1º), a Jornada da Liga Acadêmica de Oncologia e Hematologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) continua com sua programação de palestras e paineis até quarta (03). O evento, que está em sua primeira edição, é uma promoção da Liga Acadêmica de Oncologia e Hematologia (LAOH) da Universidade.

A palestra de abertura da Jornada, intitulada Perspectiva histórica e bases da oncologia, foi ministrada pelo membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, médico Márcio Valério Costa, que, também, integra as sociedades americana e europeia do segmento e trabalha com pesquisa clínica. Durante sua explanação, Costa abordou a oncologia – especialidade médica que estuda o câncer – como um assunto que deve ser tratado como fundamento básico em todas as subdivisões da Medicina. “Todas as áreas, desde pediatria, até ginecologia, gastroenterologia e pneumologia, por exemplo, têm intercâmbio direto com essa patologia”, explicou. “Nosso primeiro objetivo é desmistificar o câncer, trazendo as informações sobre ele à tona, já que, num cenário muito breve, ele será, com certeza, a principal causa de mortalidade em nosso país”.

Também no primeiro dia de evento, o público prestigiou outras duas palestras. O preceptor da Residência Médica em Medicina Interna do Serviço de Medicina Interna do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, médico Gustavo Adolpho Moreira Faulhauber, levantou o questionamento Da gamopatia monoclonal de significado incerto ao mieloma múltiplo. Uma jornada sem volta?. Logo após, Câncer de pulmão: Prevenção, screening e atualizações foi o tema abordado pelo oncologista clínico da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas e da Clinicamp, médico Gustavo Pereira Zerwes.

Nesta terça-feira (02), a Jornada prossegue no Auditório Dom Antônio Zattera, com as palestras do hematologista do Centro de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre, médico Flavo Beno Fernandes; do professor titular de Urologia e chefe do Departamento da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), médico Henrique Sarmento Barata; do chefe do Serviço de Endoscopia do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel), médico Marcelo Alexandre Britto; e da consultora científica da Sysmex - América Latina e Caribe, farmacêutica Maria Silvia Carvalho Martinho.

O último dia de evento será marcado por explanações sobre mamografia, linfoma e câncer gástrico. Veja aqui a programação completa.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?