/ Notícias / Hiperdia estimula hábitos saudáveis entre pacientes da UBS Fátima
Hiperdia estimula hábitos saudáveis entre pacientes da UBS Fátima
29.08.2014 | 17:48 | #institucional
Hiperdia estimula hábitos saudáveis entre pacientes da UBS Fátima
O índice de pessoas com hipertensão arterial é de cerca de 25% da população adulta brasileira. Com base nesse fator, no volume de pessoas com diabetes – que chega a aproximadamente 7% –, e no atendimento prestado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Fátima, foram desenvolvidas, através do projeto Hiperdia, diversas atividades voltadas à convivência com as doenças. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde que propõe debates sobre hipertensão e diabetes e o estímulo de hábitos saudáveis através de encontros quinzenais.

O Hiperdia existe há dez anos na UBS Fátima, que é coordenada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Nos encontros, são realizadas palestras com profissionais de diversas áreas que abordam temas ligados às doenças crônicas – diabetes e hipertensão – e a hábitos saudáveis. No último encontro, realizado na terça-feira (26), a nutricionista Marina dos Santos abordou os diferentes tipos de açúcares. Nas palestras, também são distribuídos brindes e medidas a pressão arterial e a glicose.

Há três meses, após sofrer reformulação de atividades, foi incluída, também, uma degustação de receitas saudáveis direcionadas a esse público. De acordo com a enfermeira Rita Echevenguá, em todos os encontros é preparado um prato para ser degustado e fornecida a receita, para que, assim, sejam implementados novos hábitos alimentares nas residências dos pacientes. “O interessante das receitas é que são alimentos saudáveis, especialmente indicados para pessoas com hipertensão e diabetes, e que têm um custo menor. Nem todos vão ter condições de comprar ingredientes muito caros, então, conseguimos um alimento saudável e que cabe no orçamento do público da UBS”, explica a assistente social Rose Marrero.

Na UBS do Fátima o projeto é voltado aos moradores da região que são atendidos na própria UBS, a fim de realizar o acompanhamento completo do paciente. Mas, de acordo com Rita, qualquer pessoa pode participar, incluindo familiares, interessados de outras regiões ou até alguém que tenha pré-disposição para alguma das doenças.

Hipertensão e diabetes 
A hipertensão ocorre quando a pressão arterial, após ser medida por diversas vezes, é igual ou superior a 14 por 9. Isso ocorre porque os vasos por onde o sangue circula se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve. Ela é considerada normal quando a pressão sistólica (máxima) não ultrapassa 130 mmHg e a diastólica (mínima) é inferior a 85 mmHg. Já o diabetes consiste na elevação da glicose no sangue, ou seja, hiperglicemia, que ocorre quando a insulina – uma substância produzida nas células do pâncreas – não utiliza suficientemente a glicose, fazendo com que ela se concentre no sangue. 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?