/ Notícias / Painel sobre Reforma Política ocorre na UCPel
Painel sobre Reforma Política ocorre na UCPel
Painel sobre Reforma Política ocorre na UCPel
Na noite de terça-feira (26), o Auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu o público para o painel Reforma Política e Eleições Limpas. Participaram da atividade o deputado federal Henrique Fontana; o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e membro executivo da Reforma Política Democrática, Marcello Lavenère; e o representante do Comitê Estadual Plebiscito Popular Constituinte do Estado e diretor de formação do CPERS Sindicato, Antônio Lima.

Durante a atividade, promovida pelo Comitê de Reforma Política da UCPel, os convidados explicaram as propostas do movimento que foca a importância do engajamento da sociedade nas campanhas pela Reforma Política e pelo Plebiscito Popular por uma Constituinte exclusiva. O principal objetivo da iniciativa é conscientizar a população para a necessidade de se realizar eleições limpas, desvinculando o poder econômico do sistema político.

Conforme estudo divulgado pela Fundação Perseu Abramo, 89% da população se diz favorável à Reforma Política e 75% considera muito importante uma transformação nesse contexto. Para Antônio Lima, porém, a desinformação é uma das barreiras para que essa mudança, de fato, se concretize.

Plebiscito Popular
Durante a Semana da Pátria, de 1º a 07 de setembro, ocorrerá na UCPel uma mobilização pelo Plebiscito Popular, uma ação do Comitê que dará continuidade ao trabalho de educação política de massa sobre temas relevantes, como o processo eleitoral e o funcionamento dos partidos políticos.

“A Universidade é o cenário mais interessante para fomentar esse tipo de discussão de valores, utilizando o capital intelectual de alunos, professores e funcionários para influenciar eficazmente na mudança da sociedade”, comentou o reitor José Carlos Bachettini Júnior.

Para o padre Guilherme Panatieri, que representou o chanceler da UCPel e arcebispo de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann no painel, a participação da Universidade e da Igreja Católica na iniciativa representa uma experiência louvável pelo fato de contribuir para um processo democrático que se alinha aos propósitos e valores dessas instituições.

Integram o Comitê de Reforma Política da UCPel, a Capelania Universitária e alunos e professores dos cursos de Direito e Serviço Social, além de representantes de outros setores da comunidade. As campanhas contam com o apoio da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?