/ Notícias / Workshop debate proteção social de transfronteiriços
Workshop debate proteção social de transfronteiriços
Workshop debate proteção social de transfronteiriços
Durante esta quarta-feira (27), foi realizado na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) o workshop O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a proteção social de transfronteiriços no Rio Grande do Sul, promovido pelo Grupo de Pesquisa sobre Política de Assistência Social e Fronteira do Rio Grande do Sul, do Programa de Pós-Graduação em Política Social da UCPel, sob coordenação da professora Vini Rabassa da Silva. 

Na abertura do evento, pela manhã, a professora Vini deu as boas-vindas aos participantes, que incluíam representantes dos grupos de pesquisa de Instituições de ensino do Estado, ressaltando a importância da participação no encontro, e a ajuda na construção das ideias a serem debatidas.

O evento começou com a participação do servidor do Ministério da Integração Nacional, Paulo Rocha, que falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Ministério, e sobre a Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira (CDIF), da qual o órgão faz parte, juntamente com mais dezenove Ministérios. Rocha explanou sobre o estágio atual de trabalho do CDIF e suas principais iniciativas, respondendo dúvidas dos participantes ao final da palestra.

Em seguida, foram apresentados, pela professora Vini, os resultados preliminares da pesquisa realizada pelo grupo de estudos da UCPel sobre a proteção de cidadãos transfronteiriços em cidades gêmeas da fronteira gaúcha. O estudo envolveu sete cidades "gêmeas" - Aceguá, Barra do Quaraí, Chuí, Jaguarão, Quaraí, Sant’Ana do Livramento e São Borja.

Ainda pela manhã, houve discussão em grupo por eixos do estudo apresentado e plenária.

Na parte da tarde, ocorreram dois painéis de discussão com a temática Impasses e perspectivas para o SUAS na fronteira do Rio Grande do Sul.

O primeiro com a participação de Dudu Colombo, prefeito de Bagé e vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos para Assuntos de Cidades das Regiões Fronteiriças, e o segundo painel com a participação da assistente social da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Rio Grande do Sul (STDS/RS) e professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Eunice Maria Viccari.

* Nas fotos, Paulo Rocha, que falou sobre o trabalho do Ministério da Integração Nacional, e a professora Vini Rabassa da Silva, que apresentou resultados preliminares do estudo sobre proteção de cidadãos transfronteiriços.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?