/ Notícias / Matemática promove desafios lógicos em gincana de escola
Matemática promove desafios lógicos em gincana de escola
22.08.2014 | 15:49 | #matematica
Matemática promove desafios lógicos em gincana de escola
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow está completando 54 anos na próxima segunda-feira (25), e para comemorar, foi realizada, durante esta semana, de 18 a 22 de agosto, a Gincana das Cores. O evento foi proposto em  parceria com os alunos do curso de Matemática e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Durante o evento, os alunos do PIBID desenvolveram desafios para trabalhar o raciocínio lógico dos alunos que fizeram parte da Gincana. Participaram alunos do sétimo e oitavo ano, dos turnos da manhã e da tarde. As turmas foram divididas em equipes nas cores branca, azul, preta, vermelha e verde. 

Além dos desafios, o grupo do PIBID também propôs aos alunos a arrecadação de alimentos e materiais de limpeza para a Escola, tarefa que contava pontos na Gincana. Os estudantes também promoveram apresentações artísticas, como dança, teatro e música. Também houve distribuição de  bolo e refrigerante. Nesta sexta-feira (22), último dia de atividades, os alunos puderam exercitar seu raciocínio lógico com o desafio do jogo Tangram e desafios topológicos. Ao final do dia, foram distribuídas medalhas como premiação aos vencedores.

Desde o início de 2014, os bolsitas do PIBID vêm desenvolvendo atividades com os alunos da Escola Fernando Treptow, como a Semana da Matemática, realizada no mês de maio, e proporcionando orientações durante as aulas, com exposição de vídeos sobre temas da área. 

Para a bolsista do PIBID, Jaqueline Chanças, a proposta trouxe resultados satisfatórios, com um maior aproveitamento dos estudantes. “Os alunos nos procuram e se mostram mais interessados pela Matemática, e temos notado que o número de evasão vem diminuindo”, destaca.

Segundo a vice-diretora e professora de Matemática da escola, Claudia Andrades Pereira, através das atividades desenvolvidas os alunos estão tendo um “despertar” para a disciplina e a contribuição do PIBID para a Escola vem ajudando bastante neste aspecto.

Para Vinicius Rodrigues, aluno da oitava série, as atividades estão incentivando seus estudos, e, segundo ele, com o trabalho em grupo fica mais fácil aprender.

Integram o PIBID da Matemática os alunos Jaqueline Chanças, Luiza Vahl, Diva Rosa, Gaspar Pires e Marcos Mulling. A orientação é da professora e coordenadora do curso de Matemática da UCPel, Marília do Amaral Dias.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?