/ Notícias / Comitê IFMSA da UCPel realizará palestra sobre sexualidade em escola municipal
Comitê IFMSA da UCPel realizará palestra sobre sexualidade em escola municipal
19.08.2014 | 17:50 | #medicina
Comitê IFMSA da UCPel realizará palestra sobre sexualidade em escola municipal
No Brasil e nos demais países pouco desenvolvidos, as taxas de prevalência de problemas com relação à sexualidade, principalmente no período da adolescência em seus mais diversos âmbitos, são alarmantes. Mais da metade dos adolescentes tem ou já tiveram relações expostos a riscos, sejam eles com referência a sua saúde física, emocional ou sexual. Diante desta realidade, o comitê da International Federation of Medical Students Associations of Brazil (IFMSA) – ou Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina do Brasil, em tradução livre –, na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promoverá, na sexta-feira (22), o projeto Adolescer, que visa debater a temática Sexualidade e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), de forma lúdica e simplificada. O projeto será realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Caruccio, no bairro Três Vendas, e será dividido em duas edições: a primeira, às 8h, com cerca de 150 alunos da quinta e sexta séries; e a segunda, às 10h, com os alunos de sétima e oitava séries.

A IFMSA é a maior organização de estudantes de Medicina do mundo, com aproximadamente 100 países adeptos. No Brasil, há 56 subcomitês e um deles está na UCPel. Na Universidade, as tarefas foram divididas em outros comitês, como o de Saúde Reprodutiva e AIDS, Direitos Humanos e Paz, Saúde Pública e Educação Médica.

De acordo com a acadêmica e coordenadora do projeto, Rafaela Gonçalves, a necessidade de orientação sexual na região foi percebida por meio de atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Pestano. “Não só pela prevalência de DSTs, mas, também, pelo elevado número de meninas grávidas, muitas ainda estudantes do Ensino Fundamental”, justificou. 

Durante a atividade, serão distribuídos aos alunos da escola, papel, caneta e cadernetas do Ministério da Saúde diferenciadas para os dois sexos: uma direcionada aos meninos e outra para as meninas. A cartilha contém informações importantes, mas, de acordo com Rafaela, são para tirar as dúvidas em casa. “Na oportunidade, é importante a discussão e a interatividade. Queremos esclarecer as dúvidas deles, por isso elaboramos a ideia de uma caixinha com papeis para não haver constrangimentos”, disse. 

Na palestra, serão abordados diversos temas, como diferença de gêneros, gravidez, aborto, sexualidade em geral, homossexualidade e os problemas da gestação na adolescência. Logo após, por meio da caixinha, serão recolhidas as dúvidas dos alunos e discutidos os temas que surgirem. “Vamos não só dar orientações gerais sobre o assunto, mas abrir espaço para tirar dúvidas e curiosidades que os alunos possam ter”, explicou a coordenadora.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?