/ Notícias / Projeto de Inclusão Digital comemora dez anos
Projeto de Inclusão Digital comemora dez anos
28.07.2014 | 17:09 | #capelania-e-identidade-crista
Projeto de Inclusão Digital comemora dez anos
O Projeto de Apoio à Inclusão Digital e Cidadania da Universidade Católica de Pelotas (PAIC/UCPel) comemora, na quinta-feira (31), seus dez anos de história. O projeto, que oferece cursos de informática gratuitos para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social é autossustentável e já beneficiou aproximadamente duas mil pessoas. 

O PAIC, que possui aproximadamente 25 turmas por ano e atende cerca de 150 pessoas por semestre, é uma proposta da Capelania e busca proporcionar o acesso ao conhecimento utilizando instrumentos para comunicação, compartilhamento e distribuição de informações, através da aprendizagem mediada pelas redes de computador. Consiste em mais do que um curso básico em informática. Através dele são oferecidas oficinas que incentivam a reflexão sobre temas mais abrangentes, como Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Direitos Sociais, esclarece o coordenador do projeto, professor Fábio Raniere Mendes. De acordo com ele, as oficinas são articuladas com os cursos da Universidade. As graduações de Administração, Psicologia, Jornalismo, Pedagogia, Serviço Social e da área de Informática são alguns que já contribuíram com o PAIC.

O coordenador conta que o projeto já atendeu jovens, adultos e idosos. De acordo com ele, normalmente são as instituições que tomam conhecimento do projeto e buscam a Universidade para inscrever seus integrantes. 

Já participaram do projeto o Centro de Reabilitação de Pessoas (Cerenepe), a Associação dos Deficientes Físicos de Pelotas (ASDEFIPEL), Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), paróquias e três escolas públicas. No próximo semestre será atendido o CAPs Infantil. Para participar dos cursos é necessário que os interessados tenham mais de 11 anos e saibam ler e escrever.

Em sua avaliação sobre os dez anos do Projeto, o coordenador destaca o extremo valor que o PAIC tem para a região pelos serviços que presta à comunidade. “Através dele, a Universidade se destaca por cumprir seu papel social, colaborando para o não analfabetismo digital”, pontua.  

O Projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Capão do Leão, da rede Tchê Farmácias, da Funerária Ângelus Pax, da empresa de transportes Santa Silvana, da Cópias Santa Cruz, da Eacci Consultoria, da Moysés Imóveis, da Locapano Industrial e da Karolinska. As instituições parceiras colaboram com a viabilização do material didático, passagens, entre outros. 

Comemoração
Para o evento de comemoração dos dez anos de atividades foram convidadas as instituições parceiras, os alunos e os formados que fizeram parte da história do Projeto, além de representantes da UCPel. Na programação consta a exposição de banners com momentos importantes do programa e vídeo sobre a história do PAIC. A solenidade será realizada às 17h no saguão do Campus I e é aberta ao público.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?