/ Notícias / CAPs Escola realiza festa temática em alusão ao Dia do Amigo
CAPs Escola realiza festa temática em alusão ao Dia do Amigo
23.07.2014 | 17:22 | #servico-social #enfermagem #psicologia
CAPs Escola realiza festa temática em alusão ao Dia do Amigo
Na tarde de terça-feira (22), integrantes e funcionários da Rede de Atenção Psicossocial comemoraram o Dia do Amigo com uma festa temática. Há 13 anos são realizadas essas comemorações. Cada Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) fica responsável por uma festa. O CAPS Escola da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com o apoio da Associação dos Ex-Funcionários da CTMR (AEFCTMR) - que cedeu o local - organizou a do Dia do Amigo. O evento compõe o calendário de festividades dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial e tem por objetivo fortalecer a Rede e a reinserção dos participantes junto com os trabalhadores na comunidade. Como são convidados os outros serviços da Rede, é mais uma atividade de integração, de fortalecimento de laços e desinstitucionalização.

Neste ano, o tema escolhido foi Brasilidade, buscando valorizar a cultura, a diversidade e a multiplicidade de jeitos de viver. De acordo com a psicóloga e coordenadora do CAPS Escola, Valéria Nogueira, os integrantes, junto aos professores e funcionários, realizaram a confecção das fantasias, a decoração e também apresentações sobre a temática nas oficinas propostas. “Além da participação deles como protagonistas da história, a festa proporciona essa socialização e essa troca de conhecimento, junto ao compromisso de organizar as festas”.

Diante da temática Brasilidade, cada um escolheu um foco para sua fantasia: futebol, carnaval, tradicionalismo gaúcho, frevo, festas juninas, Olodum, sertanejo e lendas. “Dessa maneira, buscamos homenagear nossa cultura e fazer com que eles se apropriem disto, busquem o conhecimento através da proposta. Portanto, é uma festa à fantasia, onde todos podem mostrar sua brasilidade, dançar e cantar conosco sendo o protagonista da festa”, pontuou Valéria.

Na comemoração foram realizados desfiles, apresentações artísticas, apresentação musical do grupo vocal Felizarte e baile, além de distribuição de cachorro-quente, bolo e refrigerante. Os integrantes do CAPS, T.V.N. e J.F.B. contam que na festa conheceram pessoas novas, fizeram amigos e puderam dançar e se divertir. De acordo com a coordenadora, o CAPS estimula os laços afetivos, ajuda as pessoas a se conhecerem. “É muito bom participar do grupo. Foi na oficina de música que nos conhecemos e começamos uma amizade, que logo se tornou um namoro”, conta J.F.B..

O CAPS Escola
No atendimento prestado pelo CAPS Escola, o usuário é visto como cidadão que tem observadas todas as suas potencialidades enquanto sujeito ativo e ator social. A equipe do local realiza, juntamente com quem recebe o atendimento, um Plano Terapêutico Singular (PTS), que é o tratamento a ser desenvolvido durante sua permanência no CAPS, onde são oferecidas atividades como a participação em grupos terapêuticos, oficinas de dança, música, teatro, artesanato, pintura e expressão, entre outras.

O CAPS Escola, uma parceria da UCPel e da Prefeitura Municipal de Pelotas, atende aproximadamente 400 pessoas e, além do serviço voltado à saúde mental, é um espaço permanente de formação acadêmica. No local atuam acadêmicos dos cursos de Psicologia, Serviço Social, Enfermagem e do projeto Pet-Saúde Mental.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?