/ Notícias / Novo conceito para distribuição de energia elétrica é abordado em pesquisa
Novo conceito para distribuição de energia elétrica é abordado em pesquisa
Novo conceito para distribuição de energia elétrica é abordado em pesquisa
Utilizando um novo conceito de distribuição de energia elétrica que já está sendo difundido em outros países - Smart Grid ou redes inteligentes -, o aluno Pedro Carvalho Santos Martinez, do curso de Engenharia Eletrônica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), desenvolveu, através de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), um Medidor Eletrônico de Energia Elétrica com Acesso Remoto. O equipamento simula um modelo de rede inteligente de baixo custo, demonstrando que a utilização da Eletrônica, mesmo sem grande elaboração e sofisticação, pode produzir bons resultados.

Em seu projeto, o acadêmico usou como base os medidores de consumo inteligentes (Smart Meters) e utilizou transdutores de corrente e tensão microcontrolados e comunicação sem fio, através da tecnologia ZigBee, aliando conceitos da elétrica e eletrônica. Nos Estados Unidos, esse conceito já é utilizado desde 2009, e no Brasil, ainda está em fase de testes.

Segundo ele, monitorar o consumo de energia dos consumidores, com informações em tempo real, os furtos de energia que ocasionam perdas técnicas, o desligamento de consumidores inadimplentes remotamente e a oferta de energia com tarifas diferenciadas em horários de menor consumo são algumas das vantagens que o medidor pode trazer, tanto para a concessionária, como para cada consumidor. O equipamento pode proporcionar um maior controle das concessionárias em relação à energia distribuída, em função do baixo custo de produção, e pode ser utilizado em outras aplicações, como em indústrias, residências e usos didáticos.

A partir da criação do medidor, Pedro também desenvolveu um software denominado por ele de Energy Monitor (Monitor de Energia) que visa a monitoração, controle e a geração de um banco de dados que trace um perfil de cada consumidor, possibilitando ações como o desligamento remoto de consumidores inadimplentes, tarifação e envio de mensagens em tempo real do interesse da concessionária para o Smart Meter ligado à rede. “Através do medidor será possível saber, por exemplo, quanto o consumidor está gastando, e em qual horário, para enviá-lo a tarifa de acordo como seu gasto real”, explica. 

Benefício
Para o professor da UCPel, Alexandre Renato de Souza, orientador do acadêmico, o projeto aborda uma tecnologia que deverá mudar o setor elétrico nos próximos anos, e através do equipamento, os consumidores poderão gerenciar melhor o uso da energia, desligando equipamentos desnecessários ou os utilizando somente nos horários em que a energia elétrica for mais barata. “Vejo como principal benefício do uso de Smart Meters o incentivo ao uso racional da energia elétrica pela população”, diz.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?