/ Notícias / Projeto de extensão da UCPel oferece oficinas sobre Moda Sustentável
Projeto de extensão da UCPel oferece oficinas sobre Moda Sustentável
18.07.2014 | 11:17 | #tecnologia-em-design-de-moda
Projeto de extensão da UCPel oferece oficinas sobre Moda Sustentável
Escolher a peça, comparar tecidos, combinar novas possibilidades. Essa foi a primeira tarefa do grupo de mulheres que participa do projeto de extensão do curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Jose Fina, que propõe treinar o olhar para explorar novas possibilidades da Moda e do Design. Além da criatividade, a matéria-prima das cinco oficinas será a reutilização de roupas de brechó, que deverão ser transformadas em novas peças que estejam sintonizadas com os conceitos do movimento slow fashion

A idealizadora do projeto, a acadêmica Jéssica Madruga, há muito tempo compra suas roupas apenas em brechós e é a principal entusiasta de uma moda mais "lenta", na qual todos os materiais utilizados são confeccionados pensando na sustentabilidade e no reaproveitamento. “O Fast-Fashion (ou moda "rápida") muitas vezes usa matérias-primas que não são boas para o meio ambiente”, comentou, lembrando que também é comum a utilização de trabalho escravo pelas grandes redes. 

Para inspirar as participantes na primeira tarefa do projeto, duas marcas foram apresentadas. A primeira delas utiliza câmara de pneus e tecidos de guarda-chuvas descartados para a criação e confecção de bolsas. “A marca Vuelo consegue criar produtos interessantes e originais com material que sai praticamente de graça”, disse. A outra marca apresentada foi de uma empresa de sapatos vegano, que não utiliza nenhuma matéria-prima proveniente de animais. 

Separadas em grupos, as participantes tiveram como primeira meta desenhar ou até descrever suas criações com as peças de roupas apresentadas. Nos próximos quatro encontros, que ocorrerão nos dias 24 e 31 de julho e 07 e 14 de agosto, temas como história da Moda, tipos de tecidos, customização, uso de materiais alternativos juntamente com algumas técnicas de costura serão trabalhados. De acordo com a coordenadora do curso de Design de Moda da UCPel, professora Tereza Duarte, a ideia é tornar o projeto contínuo, oferecendo também para outros públicos.

A primeira turma foi formada através da parceria com a Cáritas Arquidiocesana, que convidou 25 mulheres integrantes dos grupos de paróquias, do Movimento dos Trabalhadores Desempregados e do Centro de Atenção Psicossocial da UCPel (CAPS Escola). 

Nova oportunidade de atuação 
Vinda através do Movimento dos Trabalhadores Desempregados, Daniela da Silva, de 34 anos, viu na possibilidade de realização do curso uma nova forma de aprender. Entusiasmada com a nova porta que se abre, tudo o que foi visto no primeiro dia soou como novidade. “Eu nunca tinha tido contato com as formar de criar moda, mas minha ideia é trabalhar neste ramo”, comentou.    

Ester Lopes, de 17 anos, também integrante do Movimento dos Trabalhadores Desempregados, buscou o curso em busca de aperfeiçoamento, já que está com seus estudos parados momentaneamente. “Quando fiquei sabendo do curso achei bem interessante e devido a isso quero conhecer melhor a área”, avaliou.

Para a pró-reitora Acadêmica da UCPel, professora Patrícia Giusti, o projeto oferece para os seus participantes a possibilidade de conhecer a moda de forma sustentável, e, principalmente, compartilhar o conhecimento técnico que é construído na Universidade. “Além de ensinar a fazer, o projeto pretende estimular o empreendedorismo incentivando também a multiplicação destas informações na comunidade”, avaliou.      
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?