/ Notícias / Bolsistas do PIBID/UCPel promovem gincana em escola
Bolsistas do PIBID/UCPel promovem gincana em escola
10.07.2014 | 19:12 | #matematica
Bolsistas do PIBID/UCPel promovem gincana em escola
Nesta quinta-feira (10), alunos do curso de Matemática e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizaram uma atividade diferente na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes. A Gincana de Matemática Gincalculando foi desenvolvida pelos estudantes Renan Vaz, Josiane Costa, Caroline Pinto e Andrea Rossbach, sob a coordenação da professora da UCPel Marília do Amaral Dias.
 
De acordo com Renan, a proposta da atividade, que ocorre pela primeira vez, foi fazer com que os alunos pudessem ter um maior contato com a Matemática de uma maneira diferente, fora da sala de aula, explorando a criatividade no trabalho em grupo.

Participaram da gincana alunos do primeiro, segundo e terceiro ano, dos turnos da manhã e tarde, divididos em equipes. Os estudantes puderam explorar seu lado criativo, desenvolvendo cartazes com aplicações e a história da Matemática, vídeos, paródias e até grito de guerra sobre temas relacionados com o nome de cada grupo. Os alunos também tiveram a missão de arrecadar alimentos não-perecíveis, que serão doados a instituições beneficentes da região, escolhidas por cada equipe.

As equipes Discriminantes, Talesmática e Hexadecimal apresentaram, no período da manhã, suas ideias a uma banca avaliadora composta pela coordenadora do curso de Matemática da UCPel, professora Marília do Amaral Dias; o também professor do curso Lino de Jesus Soares; e a professora da Escola Nossa Senhora de Lourdes Rosane Brum. À tarde, quando os grupos Os Pitagóricos, Transparelhança, Baskarados e Ao Cubo ao Quadrado se apresentaram, o acadêmico do oitavo semestre de Matemática da UCPel Gaspar Pires compôs a mesa de jurados.

Para a aluna Bruna Borges, 15, integrante da equipe Talesmática, a atividade ajuda no desenvolvimento da turma, pois muitos têm dificuldades no aprendizado da Matemática e, às vezes, sentem vergonha de fazer perguntas em sala de aula. Com a gincana, esses alunos puderam amenizar suas limitações, deixando a timidez de lado. “Acho que a turma ficou mais unida e uns ajudaram os outros nas atividades. Isso foi muito bacana”, destacou. 

Segundo as vice-diretoras da escola, Denise Arduin, do turno da manhã; e Linsiane Lucchetta, do turno da tarde; a atividade provocou a integração entre alunos e professores, utilizando formas diferentes no processo de ensino. 

No fim da tarde, a equipe Os Pitagóricos, da turma de formandos 3°C, foi reconhecida como vencedora e recebeu medalhas como premiação.

PIBID
O PIBID/UCPel tem como objetivo promover a qualificação para a docência de estudantes de licenciatura, incentivando a inserção destes em escolas públicas de educação básica, desde o início de sua formação acadêmica, por meio de concessão de bolsas e de recursos de custeio. Os acadêmicos do curso de Matemática desenvolvem oficinas para os alunos dessas escolas, sempre de maneira criativa, para que os estudantes possam entender melhor a disciplina e obter um maior aproveitamento.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?