Universidade Católica de Pelotas Blog da UCPel
Webmail
Aducpel
Agenda de Eventos
Ass. Judiciária
Ass. Médica Ambulatorial
Avaliação Institucional
Balanço Social
Biblioteca
Calendários Acadêmicos
Capelania
CAPS - Centro de Apoio Psicossocial
Chegue Mais Perto
CIPA
Clínica de Fisioterapia
Clínica Psicológica
Comitê de Ética
Conheça Pelotas
Documentos PRAC
Doutorado
Editais e Publicações Oficiais
Editora Educat
EDR - Escritório de Desenvolvimento Regional
Especialização
Estrutura
Extravestibular
Formas de Ingresso
Graduação
Histórico da UCPel
Hospital Universitário
Incubadora de empresas – CIEMSUL
Instituição Comunitária
Intranet
Itepa
Laboratório de Análises Clínicas
Links de Interesse
Mantenedora
Marca UCPEL
MBA e Especialização
Mestrado
Missão e Visão
Moodle
NAE - Núcleo de Apoio ao Estudante
Notícias
Perguntas Frequentes
Plataformas Lattes
Política de Ensino
Politicas de Extensão
Política de Pesquisa
Proficiência em Língua Estrangeira
Projetos de Extensão
ProUni
Rádio Universidade
Seleção Docente
SINAES
Sinpro
Telefones
Trabalhe na UCPel
UCPEL Virtual
Unidades Básicas de Saúde
Vestibular
Vídeos
Webmail
Administração
Arquitetura e Urbanismo
Atlas de Histologia Médica
Atlas de Histologia Médica II
Cartão Sou UCPel
Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul)
Certificados
Ciências Contábeis
CPA - Comissão Própria de Avaliação
Design de Moda
Direito
Editora Educat
Enfermagem
Engenharia Civil
Engenharia de Computação
Engenharia Elétrica
Farmácia
Filosofia
Fisioterapia
Gestão Comercial
Gestão de Recursos Humanos
Gestão Financeira
Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários (Gitep)
Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP)
Jornalismo
Jovem Aprendiz
Laboratório de Engenharia Civil
Laboratório de Química Ambiental
Laboratórios de Informática - Centro Politécnico
Letras
Mestrado e Doutorado em Letras
Mestrado e Doutorado em Política Social
Mestrado e Doutorado em Saúde e Comportamento
Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação
Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente
Memória Fotográfica
Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE)
Pacto Universitário de Direitos Humanos
Pedagogia
Portal do Egresso - Sempre UCPel
Programa de Residência Médica
Psicologia
Publicidade e Propaganda
Rádio Universidade (RU)
Revistas da UCPel
Salão Universitário
Serviço Social
UCPel Mais Saudável
Vestibular

Sapu

moodle

 
 
 
 
 
Cursos

NEWSLETTER

home / notícias / Professor leva o tema dos serviços ambientais para Encontro Internacional em Cuba
NOTICIAS

Professor leva o tema dos serviços ambientais para Encontro Internacional em Cuba

30.05.2014 | Ecologia | Administração | Ciências Biológicas

O professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Ernesto Martinez apresentou sua tese de doutorado no 10º Encontro Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável, realizado de 19 a 24 de maio em Cuba. O Encontro abordava diversos assuntos voltados à agroecologia e produção sustentável. O professor, que ministra aulas nos cursos de Ciências Biológicas, Ecologia e Administração na UCPel apresentou sua pesquisa Os serviços ambientais observados em diferentes agrossistemas de base familiar no Sul do Rio Grande do Sul, fruto de sua tese de doutorado.

O trabalho apresentado pelo professor - um resumo expandido na modalidade oral - foi um capítulo de sua tese, a qual está inserida em um projeto de pesquisa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (CNPq) com o apoio do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), do Programa de Pós-Graduação em Sistema de Produção Agrícola Familiar da Universidade Federal de Pelotas (PPG/SPAF/UFPel), da Embrapa Clima Temperado e da UCPel. Os demais pesquisadores, Rita Surita, Carla Rech e Elias Wohan apresentaram um resumo expandido oral sobre a experiência do CAPA na região. Os quatro pesquisadores foram os únicos brasileiros a participarem do evento internacional, que contou com a participação de 20 países.

A tese apresentada abordava os serviços ambientais, um enfoque relativamente novo na academia, onde foram observados os benefícios que a natureza, através da agricultura, oferta para o planeta e para a sociedade. No evento foram apresentados os resultados obtidos com a análise de dez propriedades rurais de agricultores familiares da região, onde foram medidos os indicadores de qualidade ambiental. Na pesquisa, foram analisados oito serviços ambientais relacionados à qualidade e manutenção do solo, manutenção da biodiversidade de florestas, cobertura vegetal, umidade do ar, trocas atmosféricas e recursos hídricos. A partir dos oito serviços, foram medidos 19 indicadores e estabelecida uma escala de um a três, onde um era considerado insatisfatório e três era ótimo. A média geral constatada pelo professor foi de 2,36, o que, segundo ele, é considerado uma boa oferta, principalmente em relação à qualidade do solo e biodiversidade.

O professor ainda salienta que a participação no evento foi extremamente válida. "Fizemos um intercâmbio de conhecimento. Pudemos ampliar nossos contatos com outros países", comenta. De acordo com ele, foi possível aproximar-se de outras culturas e observar realidades econômicas diferentes, que contribuirão na metodologia adotada para as disciplinas. “Uma ilha localizada no Caribe sente muito esse fator climático, principalmente em relação à incidência de furacões. Portanto, o que se trabalhou no simpósio não foi a mitigação e sim a adaptação aos eventos climáticos. Tudo que observamos lá acabamos trazendo pra expor nas aulas”, complementa. “É a partir de experiências como esta que conseguimos evoluir”, conclui.

O Encontro
O evento promovido pela Associação Cubana de Técnicos Agrícolas e Florestais (Actaf) busca ser parte de um movimento de técnicos, produtores, professores, pesquisadores e promotores de política agrícola que contribua para a segurança e soberania alimentar dos países. A intenção do evento foi proporcionar um espaço de reflexão, intercâmbio e propostas que contribuam efetivamente para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável em bases agroecológicas. Através do diálogo aberto, oficinas, mesas redondas e conferências o encontro buscava estabelecer uma abordagem para as realidades de cada país. 

Entre os temas abordados estiveram a utilização de energia e outras Tecnologias Alternativas na produção de alimentos, tecnologias de Desenvolvimento Agrário, Locais para a Agricultura Sustentável, Aquecimento Global e Mudanças Climáticas, Mercado, Marketing e Certificação Orgânica, Comunicação e Sensibilização para a Promoção da Agroecologia, Educação e Inovação Agroecológica, Segurança alimentar e Agricultura Familiar. 

Como partes do intercâmbio estiveram programas nacionais e cursos teóricos, temáticos e práticos, através do qual os participantes puderam não só observar de perto os resultados alcançados no desenvolvimento da agricultura sustentável, em harmonia com a natureza e sociedade, mas também ser capaz de compartilhar experiências e opiniões com os protagonistas desses resultados em cenários de produção.

* Na foto, prof. Ernesto Martinez apresenta trabalho no encontro em Cuba.

VER TODAS AS NOTÍCIAS