/ Notícias / Projeto da UCPel ganha destaque frente ao CNPq
Projeto da UCPel ganha destaque frente ao CNPq
22.04.2014 | 16:02 | #servico-social
Projeto da UCPel ganha destaque frente ao CNPq
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) ganhou destaque em apresentação de projetos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Brasília. A aluna Jéssica Ávila, estudante de Serviço Social, apresentou o projeto Alimentação enquanto Direito Humano e sua relação com o Programa Camponês no Estado do Rio Grande do Sul: caso Pelotas, representando a professora Cristine Jaques Ribeiro. O trabalho foi aprovado em chamada pública. Ao todo, o CNPq recebeu 292 propostas de pesquisas entre doutorados e mestrados de todos os lugares do Brasil, mas somente 37 foram aprovados. O projeto da UCPel foi classificado em 3° lugar em nível de mestrado.

O trabalho envolve políticas públicas de combate à fome e tem a parceria do Plano Camponês. Seu projeto compreende a comercialização de alimentos saudáveis visando a qualidade de vida no campo. O objetivo do Plano Camponês é fortalecer a agricultura familiar com financiamento e distribuição de alimento que é produzido de forma agroecológica na região urbana para articulação de outro movimento social, o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). 

A intenção do projeto é analisar a alimentação enquanto direito e sua relação com esse programa do governo do Estado do Rio Grande do Sul, especificamente em Pelotas. Os produtos no município de Pelotas vão ser produzidos por uma cooperativa do MST e distribuídos para famílias integrantes do Movimento de Trabalhadores Desempregados (MTD).

A aluna que apresentou o projeto é bolsista de iniciação científica. “Apresentar o projeto foi ótimo para a minha carreira acadêmica. Pude conhecer outros projetos paralelos”, disse. 

A coordenadora do projeto, professora Cristine, falou sobre a coragem da aluna a representando em sua apresentação. “Ela é aluna da graduação e foi para um evento de nível de mestrado e doutorado apresentar o projeto para uma banca de jurados do CNPq. Com isso, nosso projeto ganhou visibilidade nacional”.

O evento foi organizado pelo CNPq e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por intermédio da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI). O objetivo do encontro foi apresentar as propostas selecionadas para apoio financeiro. A chamada pública tinha por objetivo selecionar projetos de pesquisa que tinham como tema as políticas de desenvolvimento social e combate à fome.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?