/ Notícias / Aluna da UCPel é premiada no concurso Next Generation
Aluna da UCPel é premiada no concurso Next Generation
11.04.2014 | 09:29 | #tecnologia-em-design-de-moda
Aluna da UCPel é premiada no concurso Next Generation
O curso de Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) ganhou destaque no concurso Senac Next Generation 2014. A aluna Jéssica Madruga Silva foi uma das três vencedoras do evento. A disputa envolveu 57 estudantes de 13 instituições de ensino de todo o Estado. Além de Jéssica, representando a UCPel, participaram as acadêmicas Luísa Doerr, Rafaela Corbelini, Katiuce Siqueira e Rosemere Tormann. Os desfiles foram realizados no Shopping Iguatemi em Porto Alegre, nos dias 09 e 10 de abril. 

O projeto teve como tema este ano O melhor da Moda é poder mudar, que incentiva a originalidade e a criatividade de cada participante. O Senac Next Generation é o maior evento de moda da região Sul do país e  tem por objetivo destacar novos talentos gaúchos, expondo os trabalhos dos alunos de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação de Moda e Design de Moda. A Comissão, composta por profissionais da área, avaliou os projetos nos quesitos originalidade, criatividade e adequação ao tema proposto. Os três projetos campeões serão exibidos em matéria na revista Donna ZH.

Jéssica propôs um look reversível, utilizando frente e verso da roupa. De um lado, utilizou couro ecológico e, do outro, trabalhou com a ideia de moda e sustentabilidade, reutilizando tecidos que seriam desprezados. De maneira versátil, a aluna buscou explorar diversos momentos da Moda e retratou as diversas mudanças que ocorreram no decorrer do tempo, buscando um resultado diferenciado.

A coordenadora do curso de Design de Moda da UCPel, professora Tereza Duarte, conta que o maior desafio foi confeccionar as peças em um curto espaço de tempo. De acordo com ela, após receberem a confirmação da participação da Universidade no concurso, logo foi aberto um processo seletivo para escolher as cinco representantes da UCPel. Após o recebimento dos croquis, selecionaram as candidatas e estas tiveram que, em menos de três semanas, realizar as modelagens, escolher os materiais, provar as roupas nas modelos e finalizar tudo para participar do concurso. 

Para Tereza, as alunas foram um exemplo de superação. “Diante de todas as dificuldades, tanto financeiras como do pouco tempo, elas realizaram tudo com dedicação. O resultado foi incrível e merecido”, comenta. 

O Senac Next Generation faz parte da programação dos desfiles Donna Fashion Iguatemi 2014. “O concurso é de grande visibilidade para o mercado de trabalho. Jéssica não ganhou só um editorial: ganhou uma experiência única e uma visibilidade enorme no mundo da Moda”, destaca a professora.

* Nas fotos, Jéssica (à direita) e suas criações na passarela.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?