/ Notícias / Uso de tecnologias no aprendizado de línguas é tema de jornada na UCPel
Uso de tecnologias no aprendizado de línguas é tema de jornada na UCPel
Uso de tecnologias no aprendizado de línguas é tema de jornada na UCPel
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) sedia, nos dias 17 e 18 de outubro, a III Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL), que pretende debater o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação  na aprendizagem de línguas. Um dos destaques do evento será a presença do professor da UNICAMP Marcelo Buzato, que proferirá palestra de abertura intitulada Linguagem, Tecnologia e Pós-sociedade/humanidade: uma proposta de pesquisa em Linguística Aplicada.

Conforme explica o professor do programa de Pós-Graduação em Letras da UCPel, Vilson Leffa, o encontro é uma iniciativa de quatro grupos de pesquisas ligados ao CNPq e que estudam os reflexos do uso de tecnologias na aprendizagem de linguagens. “Queremos debater propostas práticas ligadas a questões como a produção de recursos educacionais abertos, Webquests, gamificação, letramento digital e educação a distância”, diz. 

Será a primeira vez que o do Programa de Pós-Graduação em Letras da UCPel organizará o evento, que é uma promoção conjunta do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do curso de Licenciatura em Espanhol e Literaturas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Na programação da jornada ainda constam a realização de quatro simpósios e uma mesa redonda com a participação dos representantes de cada grupo de pesquisa, explica Leffa. De acordo com o professor, a expectativa é de receber cerca de 100 acadêmicos participantes.  

As inscrições como ouvinte são gratuitas e dão direito ao material do evento e certificado para quem obtiver frequência mínima de 80%. Mais informações, assim como a realização das inscrições, podem ser obtidas no site www.jetal2013.wix.com/jornada. A Jornada ocorrerá no Auditório do Campus II da UCPel (rua Almirante Barroso, 1202). Abaixo segue programação completa do evento:

Dia 17 de Outubro (Quinta-Feira)

9h– Inscrições e Credenciamento.
10h– Abertura do Evento.
10h15min– Palestra de Abertura:
Linguagem, Tecnologia e Pós-sociedade/humanidade: uma proposta de pesquisa em Linguística Aplicada. Prof. Dr. Marcelo Buzato (UNICAMP).

14h – Simpósio 1: 
Objetos de aprendizagem e ensino de línguas estrangeiras – tessituras e costuras de um projeto, coordenado por Vanessa Ribas Fialho (UFSM).
15h30 – Coffee Break.
16h – Simpósio 2: 
Recursos CALL e práticas pedagógicas na Complexidade, coordenado por Rafael Vetromille-Castro (UFPel).
 
Dia 18 de Outubro (Sexta-Feira)

9h– Mesa Redonda:
Prof. Dr. Marcelo Buzato (UNICAMP) – "Mashup, Remix & Cia: taxonomizando a transtextualidade na cultura digital".
Prof. Dr. Vilson J. Leffa (UCPel / CNPq) – “Abrindo a porta e a janela para a evolução dos recursos educacionais abertos (REAs)”.
Prof. Dr. Rafael Vetromille-Castro (UFPel) – “’Podemos abrir um grupo no ‘face’, professor?’ ou as tecnologias e a formação de professores de línguas comprometida”.
10h– Coffee Break.
10h30 - Mesa Redonda (continuação):
Profª Drª Vanessa Ribas Fialho (UFSM) – “‘Nós’ somos mais que ‘um’! A colaboração em massa e a formação de professores de espanhol como língua estrangeira”.
Prof. Me. Marcus Vinícius Fontana (UFSM) – “Uma nova ecologia da aprendizagem: os MOOCs e o conectivismo”.
 
14h– Simpósio 3:
Nós escolhemos a pílula vermelha ou da aceitação do mundo digital para melhorar a educação e promover inclusão, coordenado por Marcus Fontana (UFSM).
15h30– Coffee Break.
16h– Simpósio 4:
Do universo ao multiverso: ligando os pontos da tecnologia na aprendizagem de língua, coordenado por Vilson J. Leffa (UCPel / CNPq).
18h - Encerramento.  
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?