/ Notícias / Cursos da Católica recebem avaliação do Enade 2010
Cursos da Católica recebem avaliação do Enade 2010
09.11.2011 | 14:21
Cursos da Católica recebem avaliação do Enade 2010
Os cursos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2010 foram conceituados. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (INEP/MEC), Tecnologia em Gestão Hospitalar atingiu nota 5; Medicina, Farmácia e Serviço Social ficaram com 4; e Fisioterapia e Enfermagem atingiram conceito 3. Em 2010, realizaram a prova do Enade alunos ingressantes e concluintes destas graduações. 

A nota, que vai de 1 a 5, corresponde aos indicadores de qualidade da educação superior. A prova do Enade é aplicada anualmente de forma aleatória entre as graduações das instituições de ensino superior do país, avaliando o desempenho acadêmico dos estudantes. “Isso é o resultado do empenho e do comprometimento da Universidade, do corpo de professores e dos alunos, que se dedicaram a defender o curso realmente”, disse a coordenadora de Gestão Hospitalar, professora Solani Hemp. 

Os demais coordenadores também concordaram que as notas sejam reflexo de um esforço conjunto da comunidade acadêmica. “Na verdade, o curso passou por uma reestruturação curricular desde a última avaliação [em 2007]. Essa mobilização de todos na busca pela qualidade resultou nesse bom conceito”, destacou o coordenador de Farmácia, professor Fabian Primo. Entre os fatores apontados pelo coordenador de Medicina, professor Sandro Oliveira, para o resultado satisfatório estiveram a multiplicidade de cenários – como o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) – nos quais os estudantes podem atuar, bem como a formação bastante voltada para a saúde pública.

Já a coordenadora de Serviço Social, Cristine Ribeiro, comentou a importância da qualidade da Universidade em oferecer ensino, pesquisa e extensão aos alunos. “É uma honra ver que nosso curso se coloca como um dos melhores do Brasil”, afirmou. Para a coordenadora de Enfermagem, professora Luciene Primo, o projeto pedagógico que concorda com as diretrizes curriculares nacionais e, ainda, corresponde à demanda da região é outro fator importante. “Além disso, temos uma equipe excelente de professores e espaços bem equipados com bibliotecas e laboratórios”, acrescentou, no que concordou a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Patrícia Giusti: “O curso de Fisioterapia cresceu bastante em termos de infraestrutura, agregando valor ao projeto pedagógico. Tudo isso gera uma mobilização bastante permanente de incentivo ao bom desempenho dos alunos”.

Em 2011
Neste ano, o Enade foi realizado no último domingo (06) com alunos selecionados entre os concluintes dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Filosofia, Matemática, Pedagogia e Química Ambiental.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?