/ Notícias / XIX Congresso de Medicina da UCPel aborda as Fases da Vida
XIX Congresso de Medicina da UCPel aborda as Fases da Vida
08.10.2018 | 15:36 | #medicina
XIX Congresso de Medicina da UCPel aborda as Fases da Vida
Acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estarão reunidos de 16 a 19 de outubro no XIX Congresso de Medicina. Através de uma linha do tempo, o tradicional evento irá tratar de assuntos que abrangem a vida humana desde a concepção até a terceira idade, passando por momentos fundamentais da juventude. Os encontros ocorrerão a partir das 18h no Auditório Dom Antônio Zattera.

Para debater o crescimento e desenvolvimento humano serão realizadas nove palestras, duas mesas-redondas e sete minicursos. De acordo com a presidente do congresso, acadêmica Luísa Pinheiro, a programação foi idealizada com o objetivo de contemplar acadêmicos e profissionais com os mais diversos interesses. “Vamos abranger um pouco de tudo, mostrar as peculiaridades do ser humanos em cada faixa etária”.

Questões clínicas, cirúrgicas, pediátricas e ginecológicas farão parte dos quatro dias de congresso. Para a abertura, o evento vai receber o médico J. J. Camargo, pioneiro em transplante de pulmão na América Latina e responsável pelo primeiro transplante duplo de pulmão no Brasil. Confirmada também a participação do médico Maurício Saito, referência em síndromes fetais. Em 2017, o médico paulista realizou junto à equipe de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) uma cirurgia intra-uterina inédita em Pelotas.

A programação ainda oferece a mesa-redonda Desenvolvimento Adolescente, Sexualidade e Transtornos de Ansiedade, com a participação da endocrinologista Letícia Weinert, do hebiatra Leonardo Severo e do psiquiatra Fábio Coelho. A escolha do tema, segundo Luísa, se deu pelo fato da adolescência ser uma fase merecedora de atenção, visto que a transição entre a infância e a fase adulta gera inúmeros anseios e contradições.

Assim como toda a 19ª edição do congresso, os minicursos também tratam sobre aspectos relacionados à vida humana. Técnicas de Sutura, Manejo em Sala de Parto, Interpretação de Gasometria Arterial, Interpretação de Eletrocardiograma, Interpretação de Tomografia Computadorizada de Abdome, BLS, ACLS e Manejo Terapêutico: Antibioticoterapia serão os temas abordados. Informações complementares sobre os minicursos podem ser obtidas no site http://medicina.ucpel.edu.br/congresso/2018/.

Até o primeiro dia do evento, as inscrições podem ser realizadas no Centro Acadêmico da Medicina ou no HUSFP. O período para submissão de trabalhos encerrou no último dia 06. A programação completa ainda pode ser conferida na página do evento no facebook. A atividade é organizada pelos discentes da ATM 2019 e tem a coordenação do professor Ricardo Pinheiro.

Redação: Manuelle Motta