/ Notícias / UCPel realiza I Seminário Interdisciplinar da UTI do HUSFP
UCPel realiza I Seminário Interdisciplinar da UTI do HUSFP
22.08.2016 | 11:39 | #medicina #fisioterapia #enfermagem
UCPel realiza I Seminário Interdisciplinar da UTI do HUSFP
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel), através do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), promove no dia 29 de setembro, às 19h, no Auditório Dom Antônio Zattera, o I Seminário Interdisciplinar da Unidade de Terapia Intensiva do HUSFP. O principal tema a ser tratado no evento será a Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA). A arrecadação oriunda das inscrições, que devem ser feitas até o dia do evento, terá como destino a compra de novos equipamentos para a UTI.

Segundo a organizadora do evento e professora da UCPel, Thamires Lorenzet, os equipamentos que serão custeados pela taxa de inscrição ajudarão tanto pacientes quanto acadêmicos da UCPel. “Entre os aparelhos que pretendemos comprar estão o cufômetro (mede a pressão de cuff) e ventilômetro (avalia a mecânica pulmonar). Eles custam aproximadamente R$ 4 mil cada”, afirma.

Toda a programação tem como tema a SDRA. Essa síndrome é um tipo de insuficiência respiratória, que pode causar um edema pulmonar, com taxa de mortalidade de 60%. A enfermidade é tratada em UTI, geralmente levando à necessidade de ventilação mecânica invasiva e tratamentos intensivos em abordagem multiprofissional.

As inscrições, que podem ser feitas através do link, custam R$ 30 para funcionários e professores da UCPel. Estudantes da Universidade e de outras instituições também pagam R$ 30. O custo para profissionais da área e outros interessados é de R$ 35.

Confira a programação:

19h - Fisiopatologia e diagnóstico da Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) - Bianca Orlando

19h30min - Ventilação Mecânica na SDRA - Thamires Seus

20h - Posição prona e recrutamento alveolar no paciente com SDRA - Márcio Osório Guerreiro

20h30min - Coffee Break

20h50min - Protocolo para pronação e cuidados de enfermagem no paciente com SDRA - Juliano Carvalho Farias

21h20min - Mesa-redonda