/ Notícias / UCPel realiza colóquio sobre direitos humanos na América Latina
UCPel realiza colóquio sobre direitos humanos na América Latina
UCPel realiza colóquio sobre direitos humanos na América Latina

Os direitos humanos sob a perspectiva latino-americana serão debatidos no I Colóquio Decolonialidade e Direitos Humanos na América Latina. A atividade, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), será realizada no dia 30 de maio, das 9h30 às 22h, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPel, o Colóquio abordará os desafios, impasses, problematizações e possibilidades dos direitos humanos nas lutas sociais da América Latina. Além das palestras, realizadas nos turnos manhã e noite, Grupos de Trabalho (GT) irão apresentar pesquisas e contribuições sobre o tema.

Para a abertura, o evento receberá o pesquisador e professor, Antonio Carlos Wolkmer (UFSC), que falará sobre crítica decolonial dos direitos humanos na América Latina. Já na mesa de encerramento, a importância das pesquisas em Ciências Sociais na América Latina será abordada pelos pesquisadores Márcia Calazans (UCPel), Renato Duro Dias (FURG) e Renel Próspere (URI). Os professores farão as explanações a partir dos temas violência, direitos humanos e questão racial.

Na parte da tarde, das 14h às 18h, serão realizados quatro GT’s, com apresentação de dez trabalhos em cada. Os temas dos grupos serão: Direito e Lutas Sociais na América Latina, Constitucionalismo Latino-Americano, Segurança Pública e Questão Prisional na América Latina e Teoria Crítica dos Direitos Humanos na América Latina.

As inscrições, no valor de R$ 10, podem ser realizadas até o dia 29 na Livraria Vanguarda, localizada na frente do Campus I da UCPel. As salas onde serão realizados os GT’S serão divulgadas na página do evento no Facebook.

O I Colóquio Decolonialidade e Direitos Humanos na América Latina, voltado a alunos de graduação, pós-graduação e público em geral interessado no tema, é promovido através do Núcleo de Estudos Latino-Americano (UCPel), coordenado pelo professor César Augusto Costa, e do Grupo de Estudo em Direitos Sociais e Vulnerabilidade Social (UFPel), coordenado pela professora Márcia Bertoldi.

 

Redação: Manuelle Motta

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?