/ Notícias / UCPel prepara novidades para próxima edição do Senale
UCPel prepara novidades para próxima edição do Senale
21.05.2012 | 08:51 | #letras
UCPel prepara novidades para próxima edição do Senale

De 1997 até os dias de hoje foram seis edições do Seminário Nacional Sobre Linguagem e Ensino de Línguas (Senale) realizadas na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Este ano o Programa Pós-Graduação em Letras (PPGL) retoma a atividade sob o tema “Ensino e Linguagem: novos desafios”. A previsão é de que o evento ocorra nos dias 3, 4 e 5 de outubro, mas desde já a Instituição se articula para promovê-lo e, de antemão, apresenta algumas novidades. O objetivo desse Seminário é promover a reflexão sobre os problemas ligados ao ensino de línguas e estimular uma maior interação entre professores e pesquisadores de diversas instituições. As inscrições já estão abertas.

Dentre os nomes confirmados para esta edição estão a professora Eni Orlandi (Unicamp/Univás), autoridade em Análise de Discurso e responsável pela conferência de abertura; o professor José Luiz Fiorin (USP), da área da Semiótica e responsável pela conferência de encerramento; a professora Constanza Padilha (Universidad Nacional de Tucumán); a professora Maria José Coracini (Unicamp), também da Análise do Discurso; e a professora Maria Cristina Ferreira (UFRGS). Os temas específicos a serem abordados pelos participantes, no entanto, ainda não foram definidos.

O evento será composto por palestras, mesas-redondas, conferências, comunicações e minicursos, a serem desenvolvidos por pesquisadores de diferentes instituições universitárias do país. Dentre as modalidades oferecidas para a submissão de trabalhos este ano estão as Comunicações Individuais e os Simpósios com modalidade de participação, que deverão ter suas inscrições feitas online. Cada edição do Senale gera uma publicação com os trabalhos dos palestrantes e de participantes, selecionados por uma comissão avaliadora.

Outra novidade são as Linhas Temáticas, onde os trabalhos devem estar inseridos. São dez ao total: Aquisição de linguagem, variação e ensino: um balanço; Ensino e novos perfis dos professores: propostas; Dialogismo, gêneros e ensino: perspectivas; Discurso, enunciação e ensino: rumos; Gênero social, linguagens e ensino: um panorama; Linguagem, cognição e ensino: novos espaços; Linguagem, semiótica e ensino: interfaces; Linguagens e letramentos: questões; Tecnologias e ensino: novas perspectivas; e Variação linguística, identidades e ensino: reflexões.

As inscrições para o evento podem ser feitas no site do evento.

Seminário
O Senale é um projeto que nasceu da necessidade de se expandir o debate sobre a relação entre as propostas acadêmicas – na área da ciência linguística - com o ensino de língua materna e de línguas estrangeiras e o cotidiano da sala de aula. Está voltado a um público diversificado, composto por professores e pesquisadores da área de linguística, professores da rede pública e particular de ensino, bem como alunos de graduação e pós-graduação. Nos últimos anos tem despertado a atenção de cerca de 500 participantes por edição.