/ Notícias / UCPel marca presença no Simpósio em Projeto de Circuitos e Sistemas Integrados
UCPel marca presença no Simpósio em Projeto de Circuitos e Sistemas Integrados
Nesta quinta-feira (05), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estará representada em mais um evento científico de caráter internacional. Realizado em Curitiba, no Paraná, o Simpósio em Projeto de Circuitos e Sistemas Integrados (SBCCI) conta com o apoio de importantes organizações acadêmicas, como a IEEE International Circuits and Systems Society (CASS). Com dois trabalhos a serem apresentados no congresso, os professores Eduardo Costa, Sérgio Almeida e Leandro Zafalon terão a oportunidade de dividir o resultado de seus estudos com pesquisadores de todo o mundo.

Consagrado em um fórum técnico, o espaço é voltado para a discussão de trabalhos das áreas de projetos e teste de circuitos e sistemas integrados. Com o desenvolvimento da pesquisa Arquitetura de Filtro Adaptativo LMS de Ponto Fixo na Codificação Gray para o Cancelamento de Harmônicas em Sinais Bioelétricos, o professor Eduardo Costa explica que o objetivo principal é eliminar interferências em sinais de Eletrocardiograma (ECG), evitando que leituras ou interpretações incorretas sejam feitas pelos profissionais da área de saúde.

A pesquisa foi desenvolvida em parceria com o professor Sérgio Almeida e a professora Mônica Matzenauer. Esta última, inclusive, será a responsável por apresentar o trabalho desenvolvido pelo trio no evento. Egressa da UCPel, atualmente Mônica está lecionando na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

O segundo estudo a ser apresentado no Simpósio também tem um título extenso e pode parecer pouco ilustrativo para quem não é da área: Combinação de Blocos Multiplicadores na Base 2m e Somadores Compressores para o Projeto de Multiplicadores Eficientes de 64 bits em Complemento de 2. Mas Costa procura deixar sua aplicabilidade mais clara: “Circuitos multiplicadores são comuns em unidades de Processamento Digital de Sinais, como filtros digitais, que, por sua vez, estão presentes em equipamentos operados por bateria”. Neste caso, a intenção é contribuir para a redução de potência de telefones celulares, palmtops, câmeras de vídeo, filmadoras digitais e outros equipamentos portáteis.  A pesquisa foi desenvolvida pelos professores Eduardo Costa, José Monteiro  - do Instituto de Engenharia e Sistemas de Computadores (INESC) - e Leandro Zafalon. Este último foi quem ficou encarregado de dividir os resultados do trabalho com os pesquisadores presentes no Simpósio.

* Na foto, os professores Eduardo Costa (E), Leandro Zafalon e Sérgio Almeida (D).