/ Notícias / UCPel e o Programa Morar Bem ajudam família que perdeu casa em incêndio
UCPel e o Programa Morar Bem ajudam família que perdeu casa em incêndio
21.11.2016 | 15:38 | #arquitetura-e-urbanismo
UCPel e o Programa Morar Bem ajudam família que perdeu casa em incêndio
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo da Instituição e idealizador do Programa Morar Bem, Cassius Baumgarten, uniram forças para reconstruir uma residência incendiada no bairro da Balsa. A visita de acadêmicos integrantes do Núcleo de Extensão em Habitat Social ao espaço em que está sendo construída a nova casa ocorreu no dia 10 de novembro. (Clique na foto para ver outra imagem)

A partir do projeto da residência encabeçado por Baumgarten, que atualmente trabalha na Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária da Prefeitura de Pelotas, está ganhando forma à construção modular que conta com o apoio de mão de obra voluntária em parceria com a própria família atingida. A casa começou a ser construída há aproximadamente 20 dias e deve ficar pronta em dezembro.

A visita dos acadêmicos e professores da UCPel faz parte de atividades já realizadas pelo Núcleo, que vem desenvolvendo, por exemplo, o projeto urbanístico do bairro Dunas fundos. Na avaliação do coordenador do Núcleo de Extensão em Habitat Social, professor Ricardo Brod, a formação do arquiteto e urbanista permite que o profissional trabalhe na área e ao mesmo tempo atue para auxiliar a amenizar as problemáticas da habitação existentes.

Conforme o professor da UCPel, a forma de trabalhar adotada por Cassius é um exemplo muito bem sucedido dessa atuação dupla. “Cassius conheceu as questões da habitação social enquanto acadêmico do curso e hoje é um arquiteto bastante engajado em projetos que facilitem o acesso à moradia”, afirma o professor. Para Brod, acadêmicos têm uma grande oportunidade de conhecer as possibilidades de construção de habitações sociais ainda na condição de estudantes.

Atualmente, sete acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo integram o Núcleo de Extensão em Habitat Social da UCPel. O contato para mais informações e para quem tem interesse de fazer parte do Núcleo deve ser feito pelos e-mails dos professores Ricardo Brod e Noe Vega, através dos endereços ricardo.mendez@ucpel.edu.br e noe.mello@ucpel.edu.br.

Vestibular de Verão UCPel

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebe até terça-feira (22) inscrições para o Vestibular de Verão 2017. A partir desta edição serão três opções de seleção de ingresso: prova tradicional, agendada ou uso da nota do Enem. As inscrições podem ser feitas através do site ucpel.edu.br/vestibular e devem ser pagas exclusivamente na Central de Atendimento da UCPel, (Rua Gonçalves Chaves, 373), até as 22h desta terça-feira (22).