/ Notícias / Sistema de gestão dos recursos hídricos é apresentado na UCPel
Sistema de gestão dos recursos hídricos é apresentado na UCPel
Sistema de gestão dos recursos hídricos é apresentado na UCPel
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebe, no dia 19 de julho, o II Simpósio de Governança Pública, realizado pelo Conselho Regional de Administração (CRA – RS). O Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae) será apresentado no evento, integrante das ações promovidas em comemoração ao cinquentenário do curso de Administração da UCPel. 

Baseado em áreas chave, como transparência tarifária, eficiência nas operações de água e qualidade do produto, o CFA-Gesae oferece aos municípios brasileiros um sistema capaz de analisar e, principalmente, traçar estratégias de enfrentamento do problema de gestão dos recursos hídricos. Para falar sobre o tema o Simpósio vai receber um dos idealizadores do CFA-Gesae, o superintendente do Conselho Federal de Administração (CFA), Douglas Evangelista Neto. 

De acordo com o coordenador dos cursos de gestão da UCPel, professor João Alberto Gonçalves Júnior, a oportunidade enriquecerá a formação dos acadêmicos, visto que, mesmo sendo de extrema importância na esfera da gestão pública, o sistema ainda é desconhecido entre os profissionais da área. “Para o agente público, é mais uma ferramenta de auxílio na tomada de decisão, baseado em dados concretos”, avalia.

Na ocasião, outra ferramenta de gestão será apresentada aos participantes. O diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA, Antônio José Leite de Albuquerque, vai falar sobre o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA), que consiste na mensuração da gestão pública dos municípios a partir de três dimensões: finanças, gestão e desempenho. De acordo com o professor, o IGM-CFA se destaca de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro, uma vez que contempla uma visão ampliada sobre as dimensões da governança pública.

O evento ocorrerá no Auditório Dom Antônio Zattera, às 19h. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser realizadas no site www.crars.org.br/eventos .

Redação: Manuelle Motta

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?