/ Notícias / Semana Acadêmica da Letras aborda resistência no ensino de línguas e literatura
Semana Acadêmica da Letras aborda resistência no ensino de línguas e literatura
22.11.2019 | 15:18 | #letras
Semana Acadêmica da Letras aborda resistência no ensino de línguas e literatura

O curso de Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realiza entre os dias 25 e 29 de novembro sua Semana Acadêmica. Com o tema Línguas e Literatura: Resistência no Ensino, os encontros serão realizados a partir das 19h15, na sala 410C do Campus I.

Conforme conta a professora do curso, Thaís Rochefort, o tema foi determinado pelos alunos do oitavo semestre que organizam as atividades. A escolha se deu devido à percepção que os futuros profissionais têm da atual situação do país.

Outro motivo para a definição dos assuntos que serão abordados foi à esperança na educação. “Escolheram o tema porque acreditam que o professor ainda tem força e as ferramentas para promover através da educação as mudanças necessárias para uma sociedade mais justa, humana e igualitária”, aponta Thaís.

Na programação estão previstas palestras, oficinas, mostra de trabalhos. Uma mesa-redonda abordará o papel do professor de letras e literatura na formação dos alunos. As discussões irão se centralizar em se o conteúdo ministrado é de fato reflexivo, fazendo que o estudante pense criticamente sobre os tópicos apresentados em sala de aula ou se apenas há a reprodução dos assuntos, sem que haja uma análise do que está se ensinando e aprendendo.

De forma simultânea a Semana Acadêmica, ocorre a terceira edição do “Escola para quem?”. Esse é o nome dado ao projeto que engloba as práticas desenvolvidas durante a disciplina de Estágio Supervisionado IV e que produz oficinas abertas ao público interessado, acadêmico ou externo. Essas oficinas buscam promover discussões quanto à apropriação das atualizações, modernizações e tecnologias por parte de profissionais da educação.

Outro objetivo das atividades é reforçar que a atuação dos educadores vai muito além da sala de aula. Conforme afirma Thaís, o desempenho das atividades de um professor ultrapassa as barreiras da escola. “Temos diversas frentes possíveis de resistência e é nisso que a gente acredita. Não faria sentido uma vida que ignora as implicações e responsabilidades no mundo lá fora, para além das paredes da escola”, explica a docente.

Confira a programação do evento:

Segunda-feira, 25 de novembro

Mostra de trabalhos acadêmicos

19h15 – Abertura e Palestra com os professores Jeferson Schneider e Thaís Rochefort

Terça-feira, 26 de novembro

19h15 – Oficina Tecnologia em ambiente escolar: ações e obstáculos.

Quarta-feira, 27 de novembro

19h15 – Oficina Quem representa a literatura e quem a literatura representa.

Quinta-feira, 28 de novembro

19h15 – Oficina Gêneros textuais como ferramenta na formação do cidadão reflexivo.

Sexta-feira, 29 de novembro

19h15 – Mesa redonda com professores das áreas de linguagem e educação mediada pela professora Thaís Rochefort

Redação: Lia Xavier