/ Notícias / Romance de Lobo da Costa é atração do projeto Fenadoce Cultural
Romance de Lobo da Costa é atração do projeto Fenadoce Cultural
13.06.2013 | 19:11 | #letras
Romance de Lobo da Costa é atração do projeto Fenadoce Cultural
Quem ainda não conhece a obra de Lobo da Costa terá uma excelente oportunidade de ver o romance Espinhos D’Alma dramatizado na Fenadoce. Uma das obras de maior fôlego do poeta será encenada pela Confraria Literária Amigos de Lobo da Costa, formada principalmente por acadêmicos e egressos dos cursos de Pedagogia e Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), nesta sexta-feira (14), às 21h15min, no auditório da Fenadoce.

O romance Espinhos D’Alma foi escrito em 1872 e reflete os costumes da sociedade pelotense desta época. A história mostra os desencontros amorosos de dois amigos, Ângelo e Alberto. O desenrolar do romance conta como uma série de intrigas e desencontros separou Ângelo de sua amada, Cândida. Alberto, o outro protagonista, também sofre por amor quando viaja para Montevidéu e enamora-se por uma uruguaia pretendida para outra pessoa.

Para se apresentar na Feira, o grupo de acadêmicos da UCPel vem ensaiando semanalmente desde o mês de maio. A encenação da peça de teatro integra uma série de atividades que estão sendo realizadas pela UCPel, Prefeitura de Pelotas e Confraria Literária com o objetivo de divulgar a obra do importante poeta do romantismo gaúcho.  
Conforme a professora da UCPel, Ângela Sapper, o romance, além de mostrar como eram os costumes da Pelotas de antigamente, ainda traz dados históricos e geográficos da cidade. “Onde hoje fica localizada a Avenida Saldanha Marinho passava o canal Santa Bárbara, que era frequentado pelas famílias abastadas da cidade”, conta.

Os ingressos para a Fenadoce 2013 custam R$ 6,00 por pessoa e R$ 6,00 por veículo (estacionamento). Crianças até seis anos não pagam ingresso. O horário de funcionamento da feira de sexta a domingo é das 10h às 23h. A entrada no auditório onde será encenada a peça é gratuita. 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?