/ Notícias / Residência multifamiliar é assunto de TCC da Engenharia Civil
Residência multifamiliar é assunto de TCC da Engenharia Civil
20.11.2014 | 17:55 | #engenharia-civil
Residência multifamiliar é assunto de TCC da Engenharia Civil
Formando do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Luan da Cunha Dutra produziu, sob orientação da professora Christiane de Freitas, o estudo Dimensionamento estrutural de um prédio de quatro pavimentos – Projeto residência multifamiliar. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como principal diferencial a utilização de um software próprio para cálculos estruturais. A primeira etapa de apresentação do trabalho ocorreu no dia 06 de outubro. Já a segunda, está marcada para 08 de dezembro.

O projeto de Dutra refere-se a um prédio de quatro andares – térreo com garagem e três pavimentos inteiramente ocupados por um apartamento cada um. Como a ideia é que o edifício seja ocupado por familiares, não há portas privativas de acesso a cada andar, sendo a porta do elevador a entrada direta para cada apartamento.

O software utilizado por Dutra facilitou o lançamento estrutural de cada pavimento, projetou a imagem em 3D de todo o prédio e forneceu os dados detalhados do dimensionamento, entre outros benefícios. “É uma ferramenta a mais, que proporciona mais agilidade”, disse ele, ao mencionar que, embora seja de fácil manuseio, o software exige que o profissional esteja apto a lidar com todas as complexidades de suas configurações.

De acordo com o acadêmico, foi sua própria orientadora que indicou o uso do software e lhe incentivou a adquiri-lo. “Essa não é uma ferramenta com a qual trabalhamos no currículo do curso, mas, se o aluno tem condições de experimentá-la, é importante ter esse conhecimento”, disse Christiane. “Sabendo operar esse recurso, o aluno já sai da Universidade ‘a ponto de bala’ para suprir às necessidades do mercado”.

Vestibular
O curso de Engenharia Civil está entre as 23 graduações oferecidas pela UCPel em seu Vestibular de Verão 2015, que ocorre dia 30 de novembro. As inscrições podem ser feitas pelo investimento de por R$ 80,00 até dia 21 de novembro. Informações e inscrições no site do Vestibular.