/ Notícias / Quatro décadas do curso de Farmácia são comemorados em Jornada
Quatro décadas do curso de Farmácia são comemorados em Jornada
09.04.2015 | 19:20 | #farmacia
Quatro décadas do curso de Farmácia são comemorados em Jornada
A Jornada Acadêmica que celebra os 40 anos do curso de Farmácia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) começou, oficialmente, na noite de quarta-feira (08). A palestra que deu início ao evento teve como título Validação em Laboratório Clínico.

A atividade foi ministrada pelas farmacêuticas e bioquímicas Consuelo Perez, Raquel Fernandes e Grazielle Tieppo, do Hospital Conceição, de Porto Alegre. “Antes de colocar um método em uso, é preciso verificar se ele atende aos requisitos de qualidade quanto aos possíveis erros do laboratório”, explicou Consuelo. “Todo método tem um percentual de erro, nada é perfeito. Por isso, é de suma importância que se meça a magnitude desse erro, para torná-lo o menor possível, evitando que haja impacto sobre a decisão médica”.

Logo após, o médico da Clinicamp Márcio Valério Costa falou sobre Droga alvo e Anticorpos Monoclonais em Oncologia. A médica Chiara Costa, também representando a Clinicamp e o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, falou ao público sobre Leucemias. No início da tarde, inscritos participaram do minicurso Prescrição Farmacêutica: Aspectos Legais.

A Jornada Acadêmica prossegue até o sábado (11). As palestras ocorrem no Auditório Dom Antônio Zattera e os minicursos no Prédio C do Campus I da UCPel. Veja, a seguir, a programação completa do evento.

Quarta-feira, 08 de abril
14h às 18h – Curso 2 – Atenção Farmacêutica na Atenção Primária em Saúde – (Parte 1);
19h15min – Palestra Fibrose Hepática, com o farmacêutico e bioquímico do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA) Jarbas Oliveira;
20h45min – Palestra Atualidades em Enxaqueca, com o médico do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel) Othelo Fabião Neto;

Quinta-feira, 09 de abril
14h às 18h – Curso 3 – Farmácia Clínica;
19h – Palestra Primeiros Socorros, com médico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Augusto Bicca;
20h – Palestra HPLC em Produtos Naturais, com o farmacêutico e bioquímico Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Vitor Chaves;
21h10min – Palestra Automação em Uroanálise, com a gerente de qualidade da LaborSys, em Porto Alegre, Estefânia Fonseca;

Sexta-feira, 10 de abril
8h às 12h – Curso 2 – Atenção Farmacêutica na Atenção Primária em Saúde – (Parte 2).