/ Notícias / Psicologia na Pós-Modernidade é assunto de Semana Acadêmica na UCPel
Psicologia na Pós-Modernidade é assunto de Semana Acadêmica na UCPel
24.09.2019 | 16:10 | #psicologia
Psicologia na Pós-Modernidade é assunto de Semana Acadêmica na UCPel

De 1º a 3 de outubro ocorre Semana Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Organizado pelo Diretório Acadêmico (DA), o encontro tem como temática central a psicologia na pós-modernidade. Palestras e minicursos sobre as diversas linhas profissionais fazem parte da programação que é aberta à comunidade acadêmica e profissional da área.

Conforme a estudante e membro do DA, Larissa Azubel, o assunto chave desse ano se deve às mudanças nos estatutos dos saberes e das práticas. “Essas modificações ocasionam uma alteração nos diversos entendimentos, dentre eles a noção de sujeito”, explica. Ainda de acordo com a estudante, a partir dessas transformações será preciso que o profissional de psicologia reflita de qual forma irá lidar com esse indivíduo envolto no atual panorama de transições.

A intenção do evento será o de trazer apresentações que tenham abrangência nos assuntos mais contemplados pela grade curricular do curso – Psicanálise, Psicodrama e Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), comenta Larissa. “Nós tentamos oferecer coisas interessantes para essas três áreas além de também propor algumas atividades diferentes”, comenta.

Dentre as palestras, o destaque pode ser dado para a de abertura e a de encerramento. Na terça-feira (1º), a conversa é com a presidente do Instituto Junguiano do Rio Grande do Sul, Joyce Warrens, que falará sobre Jung e a pós-modernidade. Já na sexta-feira (3), será com o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Paulo Kroeff. Kroeff abordará a Logoterapia, abordagem psicoterapêutica que se fundamenta empiricamente no sentido da vida.

Além das palestras há também a oferta de minicursos. Os interessados podem optar por nove diferentes tópicos, selecionados no momento da inscrição. Serão disponibilizados os cursos de Palhaçaria, Marketing na Psicologia, Psicologia Positiva na Prática, Psicologia do Esporte, Psicologia Sistêmica, Psicologia do Trabalho, entre outros.

Todas as palestras ocorrerão no Auditório Dom Antônio Zattera. Na terça-feira (1º) as atividades começam às 18h, na quarta-feira (2) às 17h e na quinta-feira (3) os minicursos começam às 16h e a primeira palestra às 18h30.

O investimento para estudantes é de R$ 60,00 até o dia 26; após o valor sobe para R$ 70,00. Para profissionais o valor é de R$ 80,00. As inscrições podem ser realizadas através deste link

Há ainda a opção para participação de interessados sem condições de pagar a taxa de inscrição. São oferecidas 20 vagas gratuitas para estudantes que recebam algum benefício social. Para tal, é necessário o envio do comprovante do benefício e uma justificativa para o e-mail semanacademicapsicoucpel@gmail.com. O título do e-mail deve ter como assunto ingresso social.

Redação: Lia Xavier