/ Notícias / Psicologia e racismo serão enfoque do VII Consciência Negra UCPel
Psicologia e racismo serão enfoque do VII Consciência Negra UCPel
01.11.2018 | 18:02 | #pedagogia #servico-social #psicologia
Psicologia e racismo serão enfoque do VII Consciência Negra UCPel
Criado por acadêmicos dos cursos de Serviço Social e Pedagogia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o Consciência Negra UCPel: Amplie a sua! chega à sétima edição. Neste ano, o tema tratado será  Psicologia e Racismo: Um debate necessário. Roda de conversa e mesa-redonda compõem a programação desta quarta-feira (07).

Conforme a professora da UCPel, Carla Ávila, integrantes do Grupo de Estudos e Trabalhos Questões Étnico-Raciais definiram o tema desta edição. “Estarão em pauta assuntos como relações étnico-raciais na saúde mental, racismo e saúde”, explica. Serão os convidados do evento representantes da Associação de Usuários dos Serviços de Saúde Mental Pelotas, as psicólogas Thaíse Farias e Ayanna Bueno e o estudante de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Alex Schug.

Alusivo ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro em todo o território nacional, a data representa as lutas dos negros contra a discriminação racial. “É uma forma da ajudar no entendimento de que o racismo é algo estruturado na nossa sociedade” analisa. De acordo com a docente, o evento será oportuno para entender o momento de intolerância vivenciado no país. “Trata-se de pensar em como resistir e conviver melhor com as nossas diferenças” finalizou Carla.

A atividade ocorrerá a partir das 18h na sala 100k do Prédio Santa Margarida e é aberta para toda comunidade acadêmica. Interessados em certificado deverão investir R$ 5. As inscrições são realizadas na Livraria Vanguarda (localizada em frente a UCPel).

Redação: Bruno Bohm