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Propostas diferenciadas de ensino são aposta do PIBID em escolas de Pelotas
Propostas diferenciadas de ensino são aposta do PIBID em escolas de Pelotas
Existente na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) desde 2011, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido pelo Governo Federal, chega a 2014 com novas propostas. Atualmente seis escolas das redes estadual e municipal recebem os acadêmicos da Católica, que têm no projeto a oportunidade de estarem em contato com o dia a dia dos educandários, local de futura atuação.  

No primeiro semestre do ano, os 80 acadêmicos dos cursos de licenciatura em Letras, Matemática, Ciências Biológicas, Filosofia e Pedagogia desenvolveram diversas atividades com a intenção de oferecer apoio aos conteúdos vistos em sala de aula, através de propostas diferenciadas. Conforme a coordenadora institucional do PIBID, professora Ana Beatriz Longo Rodrigues, a experiência é extremamente rica tanto para bolsistas do projeto quanto para professores e alunos das escolas participantes. “O PIBID proporciona um território para a prática, que se estabelece através do movimento de construção dos dois beneficiados, a escola e a academia”, avalia.  

Conforme a coordenadora do PIBID no curso de Letras, Magliane de Marco, ações como oficinas de leitura e produção textual, exibição de filmes e documentários, além de temas como ditadura militar e reciclagem de lixo foram desenvolvidos. “Diversas propostas de leitura e produção de textos associados ao reaproveitamento de lixo ocorreram”, comenta. 

Os acadêmicos da Matemática realizaram, como parte de suas propostas, oficinas de ensino, ministradas no turno inverso ao da sala de aula; ações em datas como o Dia Nacional da Matemática, Olimpíada da Matemática, entre outras atividades. “Os bolsistas abordam os temas da área através de novas propostas de ensino utilizando jogos e desafios, por exemplo”, explica a coordenadora, professora Marília Dias. 

A Pedagogia voltou seu olhar neste primeiro semestre para a realização de projetos de intervenção com temas vinculados às diretrizes curriculares do ensino básico, através da realização de diagnóstico da escola em diversos âmbitos. “Realizamos projetos voltados para o debate sobre as relações étnico-raciais; apropriação da cidade e de espaços de cultura pelos alunos, além de termos trabalhado a linguagem oral e escrita utilizando a dramatização e a produção de textos”, comenta o coordenador do PIBID no curso, Daniel Botelho.    

De acordo com o professor Luciano da Silveira, os acadêmicos do curso de Filosofia estão aproveitando a oportunidade do Programa para pensar formas de atuação na docência. “Estimulamos a reflexão sobre a atuação diferenciada, associada às outras disciplinas, estimulando o pensar filosófico em diversos espaços”, diz. Uma das ações desenvolvidas foi a realização do Circuito Filosófico, que propõe uma nova forma de entendimento e pertencimento com a comunidade.   

Já o curso de Ciências Biológicas propôs a utilização de atividades práticas ligadas aos conteúdos vistos em sala de aula. Oficinas sobre obesidade e diversas ações ligadas à educação ambiental foram realizadas, associadas ao auxílio aos estudantes com dificuldades na disciplina. “Criamos também o Clube da Ciência, no qual os alunos interessados podem se encontrar para compartilhar curiosidades da área”, diz a professora Adriana Galho. Para o segundo semestre do ano, o Laboratório Itinerante deverá ser retomado.

As escolas que recebem os acadêmicos da UCPel são: Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes, Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Medianeira, Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow, Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Anchieta e Escola Municipal Doutor Joaquim Assumpção.
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