/ Notícias / Projeto que atualiza o Inventário do Patrimônio Cultural de Pelotas tem saída de campo
Projeto que atualiza o Inventário do Patrimônio Cultural de Pelotas tem saída de campo
31.05.2017 | 14:17 | #arquitetura-e-urbanismo
Projeto que atualiza o Inventário do Patrimônio Cultural de Pelotas tem saída de campo
Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), integrantes do projeto de extensão Apoio às Práticas Patrimoniais, participaram de mais uma saída de campo na última segunda-feira (29). O trabalho desenvolvido pelos estudantes contribuirá para a preservação do patrimônio arquitetônico de Pelotas.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Pelotas e a UCPel para a atualização do Inventário do Patrimônio Cultural de Pelotas, feito na década 1980. Cerca de um terço dos 1,8 mil prédios que estão previstos para este levantamento já foi concluído e até setembro esta etapa deverá ser finalizada. A atividade tem como principal finalidade avaliar a possível existência de alterações em fachadas e coberturas inventariadas.

Para a docente e coordenadora do projeto, Daniele Behling Luckow, proporcionar uma experiência além da sala de aula para os alunos com uma atividade que tem relação com a futura área profissional é uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos acadêmicos. Ela destaca que ter a possibilidade de identificar as modificações que acontecem nas edificações, analisando se é possível reverter ou se adaptar a elas, é uma forma de contribuição para a conservação arquitetônica de Pelotas.  

A acadêmica do sétimo semestre e bolsista do projeto, Victoria Maurente, ressalta que ter a chance de participar desse tipo de estudo é muito importante, visto que o ingresso no mercado de trabalho se aproxima. “Participar deste projeto é interessante, pois aprendemos a fazer levantamentos urbanos e também sobre como devemos proceder com uma casa inventariada. Nós como arquitetos precisamos saber manejar essas atividades”, conta. 

O próximo passo é analisar todos os levantamentos apurados e, em seguida, debater com a Prefeitura os dados coletados. Na sequência, as etapas seguintes do projeto serão definidas. 

Vestibular de Inverno 2017

A UCPel recebe inscrições para o Vestibular de Inverno até o dia 13 de julho. São ofertadas vagas para os cursos Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito (manhã e noite), Engenharia Civil, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. O processo seletivo será composto por uma redação com 10 datas disponíveis para a realização da prova. Mais informações estão disponíveis em ucpel.edu.br/vestibular.  

Redator: Rafaela Rosa

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?