/ Notícias / Programa realizado na UCPel apresenta experiência em evento nacional
Programa realizado na UCPel apresenta experiência em evento nacional
Nos próximos dias 14, 15 e 16 de maio será realizado, em Brasília, o 3º Encontro de Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). A coordenadora institucional do programa na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), professora Jara Fontoura, estará presente no encontro para mostrar os resultados do trabalho iniciado no ano passado na UCPel. A Católica será uma das poucas instituições do país que terá a chance de apresentar suas propostas.

Para isso, foi produzido um documentário transmitindo os valores da Universidade e a forma como o Pibid vem sendo realizado aqui. “Trabalhamos sob a temática da humana docência, para construir e possibilitar um fazer pedagógico mais humanizado, onde todos os envolvidos se retroalimentem e cresçam juntos”, explica a coordenadora.

Dessa forma, participam do projeto alunos dos cursos de Letras, Matemática, Ciências Biológicas, Filosofia e Pedagogia, atuando em três escolas: Padre Anchieta, Joaquim Assumpção e Ministro Arthur de Souza Costa. “O projeto da UCPel vem cada vez mais viabilizando esse caminhar pedagógico tanto de forma interna, com os alunos dos cursos, quanto externa, junto às escolas”, relata Jara.

O evento em Brasília tem por objetivo a troca de experiências entre as instituições envolvidas e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com vistas à socialização dos impactos do programa e ao melhoramento desta importante política pública para a formação de novos professores. Com isso, serão debatidas as questões dos projetos e as mudanças que devem ocorrer, além de sugestão de novos enfoques.

O encontro será realizado na sede da Capes e contará com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC), além dos Pibids de todo o Brasil. Apenas os projetos mais destacados serão prorrogados.