/ Notícias / Professoras da UCPel falam sobre racismo estrutural em São Gabriel
Professoras da UCPel falam sobre racismo estrutural em São Gabriel
Professoras da UCPel falam sobre racismo estrutural em São Gabriel

As docentes da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Cristine Ribeiro e Carla Ávila, participam de debate sobre questões da mulher negra e do racismo estrutural na cidade de São Gabriel. Desenvolvida por núcleos do Conselho Regional de Serviço Social do Estado (Nucress/RS), a atividade começou em maio em alusão ao Dia do Assistente Social, que neste ano trabalha o tema ‘Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro’.

O próximo encontro, marcado para o dia 27 de julho, contará com a participação da professora Carla Ávila. Na UCPel, ela coordena o Projeto de Extensão Relações Étnico-Raciais e atualmente também desenvolve pesquisas nessa área em seu doutorado.  

A primeira participação da UCPel no evento ocorreu no dia 15 de maio. A coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa (GEP) em Questão Agrária Urbana e Ambiental – Observatório Conflitos da Cidade, Cristine Ribeiro, abordou questões ligadas à intervenção profissional. “Busquei estabelecer um diálogo com os assistentes sociais para que eles pensem sobre a interação com a população periférica e do compromisso ético nesse processo”, explicou.

O GEP em Questão Agrária Urbana e Ambiental – Observatório Conflitos da Cidade é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH/UCPel) e ao curso de Serviço Social da UCPel, que conta ainda com a atuação do Projeto de Extensão Relações Étnico-Raciais.

 

Redação: Karina Kruschardt

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?