/ Notícias / Professora e egresso da UCPel lançam Almanaque Francisco Lobo da Costa na Feira do Livro
Professora e egresso da UCPel lançam Almanaque Francisco Lobo da Costa na Feira do Livro
13.11.2013 | 09:23 | #letras
Professora e egresso da UCPel lançam Almanaque Francisco Lobo da Costa na Feira do Livro
Quem passar pela Feira do Livro de Pelotas nesta quarta-feira (13), às 18h, terá a oportunidade de prestigiar o lançamento do Almanaque Francisco Lobo da Costa. A obra foi produzida em co-autoria entre os pesquisadores Ângela Sapper e Carlos Eugênio Costa da Silva, que são, respectivamente, docente e egresso da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). 

Resultado do Projeto Lobo da Costa - 160 anos, o livro tem um objetivo muito claro: divulgar a vida e a obra do autor pelotense, ainda desconhecido pela maioria dos jovens estudantes da cidade. “É uma forma de promover a sobrevivência literária deste importante autor”, ressalta Ângela. Ela conta que, durante a realização do seu projeto de doutorado – Dramaturgia e Ficção em Lobo da Costa: edição crítica dos textos ,- foi possível observar a necessidade de divulgar o trabalho do autor nas escolas do município.

O Projeto, sob coordenação da professora da UCPel, é responsável pela promoção de uma série de atividades que marcam a trajetória do poeta. Idealizadora da Confraria Literária Amigos de Lobo da Costa, Ângela conta que a ideia é superar a didática tradicional, aplicada nas escolas em turnos inversos aos das aulas. Peças teatrais, músicas e declamações são algumas das formas estéticas utilizadas para despertar o gosto e o prazer no contato com os romances por parte de novos leitores. 

“A vida de Lobo já é um verdadeiro romance”, ressalta Ângela ao contar que o Almanaque Francisco Lobo da Costa não se restringe apenas a divulgar a vida e a obra do autor. São apresentadas algumas curiosidades a respeito da personalidade, como a utilização de seu nome para referenciar ruas, teatros, escolas e outros espaços. O Almanaque apresenta, ainda, a análise de algumas poesias e traz um apanhado histórico de como foi encontrada a obra inédita do autor, que também pode ser conferida no livro. 

Dia do Poeta Pelotense
Dentre as conquistas da Confraria liderada pela docente da UCPel, destaque para a sanção de uma Lei Municipal, de autoria do vereador Luís Vianna, que instituiu a data de 12 de junho como o Dia do Poeta Pelotense, em alusão ao nascimento de Lobo da Costa.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?