/ Notícias / Professor da UCPel palestra em evento Latino-Americano de Microbiologia
Professor da UCPel palestra em evento Latino-Americano de Microbiologia
O sistema de efluxo de bactérias, que é responsável por favorecer o surgimento de mutantes resistentes a medicamentos, é tema de uma palestra que o professor Lande Silva Júnior, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) apresenta para estudiosos da América Latina. O pesquisador falará no 21º Congresso Latinoamericano de Microbiologia, em Santos, São Paulo, especialmente sobre a bactéria da tuberculose (Mycobacterium tuberculosis).

A tuberculose é uma das doenças que mais mata no mundo, ainda hoje. No país, a tuberculose representa a quarta causa de óbitos por doenças infecciosas e a primeira entre pacientes com Aids.

Conforme o professor, ao compreender o mecanismo de efluxo e suas bombas, os pesquisadores podem danificá-lo de maneira a retardar o surgimento de microorganismos resistentes. “Dessa maneira, um medicamento contra bactérias, por exemplo, um antibiótico, irá cumprir sua finalidade por mais tempo”, explicou. De acordo com ele, a tuberculose já apresenta cepas resistentes, extremamente resistentes e até mesmo cepas que são totalmente resistentes. “É muito importante conhecer os mecanismos de resistência desta bactéria para poder combater a doença da melhor maneira possível”, disse.

Na avaliação do docente, a Católica estar presente em um evento deste porte mostra que há produção em assuntos relevantes, como a relação entre fármacos e a saúde humana.  “A UCPel tem vários profissionais que exercem atividades de relevância para a sociedade, tanto professores como alunos e também ex-alunos, e em diversas áreas”, disse.

Silva Júnior é formado em Física e é mestre em Astrofísica, e realiza seu trabalho de doutorado na Universidade Federal de Rio Grande (FURG), com bombas de efluxo. O trabalho é ligado à bioinformática e aplicação da física a sistemas biológicos. “Apesar de ministrar aulas para os cursos de Engenharia, sempre procuro estabelecer analogias com o que estudo na área biológica. Por exemplo, biomateriais são uma realidade: em breve nossos engenheiros civis e eletricistas podem estar fazendo uso deles, de maneira tão comum como hoje se utiliza, por exemplo, tijolos e concreto na construção civil ou circuitos integrados em dispositivos elétricos”, opinou.