/ Notícias / Professor da UCPel apresenta pesquisa relacionada ao projeto Pelotas Memória
Professor da UCPel apresenta pesquisa relacionada ao projeto Pelotas Memória
19.03.2014 | 15:13 | #pedagogia #institucional #jornalismo
Professor da UCPel apresenta pesquisa relacionada ao projeto Pelotas Memória
O professor dos cursos de Pedagogia e Jornalismo, e coordenador do Laboratório de Acervo Digital (LAD) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Daniel Moraes Botelho, defendeu no final do ano passado sua tese de doutorado, intitulada Nos telhados de Pelotas/RS: revelando rasgos no espaço urbano através de fotografias e cartões postais, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O estudo está relacionado ao projeto Pelotas Memória, de Nelson Nobre Magalhães, uma das propostas do Laboratório de Acervo Digital da UCPel. Através desta pesquisa, que iniciou em meados de 2011, Botelho procurou observar o processo de mudança dos principais cenários da cidade, em seus mais variados aspectos, fazendo uma comparação entre fotografias produzidas por ele próprio nos telhados de prédios centrais, e as imagens que fazem parte do acervo de Nelson Magalhães.

O autor partiu da ideia de tornar-se um “caleidoscópio imaginário” que a cada mexida no seu eixo, mostra as fotografias revelando formas, ações, estruturas e processos do passado que se juntam ao presente. “Percebo que a investigação coloca em evidência não só o acervo do preservacionista pelotense em âmbito acadêmico, como demonstra a importância do projeto de pesquisa e extensão desenvolvido pelo Laboratório de Acervo Digital da UCPel”, destacou. Segundo ele, geografar os pedaços do espaço urbano significou reaprender a ler e reescrever a cidade, e os objetos registrados em sua pesquisa representam os espelhos por onde escorre o tempo. 

Para a professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Ivana Maria Nicola Lopes, que colaborou para delinear os caminhos metodológicos da pesquisa, a tese demonstra a preocupação em honrar o compromisso com o acervo de Nelson Nobre Magalhães e com a academia, um exemplo concreto de que se pode realizar um estudo teórico sem perder a personalidade. 

A orientação da tese foi do professor Paulo Roberto Rodrigues Soares. 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?