/ Notícias / Professor da Engenharia Civil participa de Fórum na Alemanha
Professor da Engenharia Civil participa de Fórum na Alemanha
17.10.2014 | 16:09 | #engenharia-civil
Professor da Engenharia Civil participa de Fórum na Alemanha
O professor de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e também engenheiro da Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG), Celso Luís da Silva Pedreira, esteve na cidade de Bottrop, na Alemanha, participando do Fórum de Construção e Produtos Químicos 2014. O evento ocorreu no centro de treinamento da multinacional alemã MC-Bauchemie, uma das maiores e mais conceituadas empresas de químicos para construção.

Participaram do evento mais 15 profissionais brasileiros com atuações de relevância em suas regiões. Foram três dias de treinamento em que o professor pôde conferir as novidades da área, como as tendências de novos produtos para a construção civil, técnicas e equipamentos empregados na fabricação de pré-moldados.

Um dos assuntos em destaque durante o fórum foi a utilização do concreto reciclado fresco, utilizado em obras de grande porte, e que também já está sendo utilizado no Brasil, mas ainda é pouco explorado. “Aqui o material é muitas vezes descartado. Já na Alemanha é proibida esta prática, por questões ambientais”, explica Pedreira.

Segundo ele, o evento foi uma importante troca de experiências entre os profissionais e possibilitou vislumbrar a construção civil na Alemanha, além de ser uma boa oportunidade para compartilhar com os alunos o conhecimento adquirido.

* Na foto, o prof. Celso Pedreira aparece de pé, à esquerda, de camisa azul, à frente.