/ Notícias / Produção Fonográfica tem apoio de um dos maiores nomes da área
Produção Fonográfica tem apoio de um dos maiores nomes da área
Produção Fonográfica tem apoio de um dos maiores nomes da área
Na formação acadêmica, o incentivo é fundamental para a consolidação de um futuro bom profissional. E os estudantes do curso de Tecnologia em Produção Fonográfica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) têm um incentivo inspirador na área: o produtor musical de dezenas de artistas e discos dos mais variados estilos, Airton dos Anjos, ou Patineti, como é mais conhecido.

O produtor carrega na bagagem profissional cerca de 400 gravações de nomes como Borghetinho, Jaime Caetano Braun, Os Serranos, Telmo de Lima Freitas, Luis Carlos Borges, César Passarinho, Mano Lima, Gilberto Monteiro, Os Angüeras, Os Araganos, Os Teatinos, Mário Bárbara, Berenice Azambuja, Os Mirins, Os Bertussi, Os Três Xirús, José Cláudio Machado, Elton Saldanha e Pirisca Grecco. Frequentemente, Patineti visita a UCPel e acompanha as aulas dos futuros produtores fonográficos. 

Segundo ele, o apoio ao curso é impulsionado pelas experiências que teve em sua carreira, que, segundo especialistas no assunto, sobreviveu às mudanças que vive o mercado fonográfico desde os anos 60. “O Ayrton tem uma visão real do mercado de trabalho porque ele ‘sobreviveu’ a todas as passagens a que o mundo da música foi submetido, com a era dos LPS, depois do CDs e assim em diante”, afirmou o consultor em Engenharia de Áudio e Acústica e professor da UCPel, Marcos Abreu.

Para Patineti, participar de atividades do curso, como Semanas Acadêmicas e palestras, é uma maneira de incentivar a renovação no meio fonográfico. “Antes, ninguém estudava Produção Fonográfica. Quem está aqui vai ter um embasamento teórico somado ao dom pessoal de produzir música. Isso é uma renovação àquilo que se vê hoje”, disse. Segundo o produtor, considerado um dos maiores do Rio Grande do Sul, a estrutura da Universidade também potencializa o curso. “As aulas são bem práticas. Quando vi as atividades no estúdio, pensei: é uma produção de verdade”.

Atualmente, Patineti está produzindo o show coletivo Música Popular Gaúcha – 30 anos, que foi apresentado em Porto Alegre e tem apresentações em Santa Maria e Pelotas no próximo mês e no Rio de Janeiro, em setembro. Aqui na cidade, a ideia de Patineti é contar com a ajuda dos alunos da UCPel no show. “Se eles toparem, pra mim será um prazer. Ainda vamos conversar sobre isso”, afirmou Patineti, com animação.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?