/ Notícias / Produção científica da UCPel aparece em 4º lugar no país em ranking da Folha
Produção científica da UCPel aparece em 4º lugar no país em ranking da Folha

A produção científica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) aparece em 4º lugar entre as instituições privadas do país no Ranking Universitário Folha (RUF) de 2019. O volume de pesquisa gerado na instituição e a inserção dessas publicações em revistas nacionais foram alguns dos pontos determinantes para o resultado.

Em 2018, a Católica de Pelotas ocupou a 5ª colocação nesse item. Através do trabalho desenvolvido em quatro mestrados e dois doutorados, a universidade pelotense subiu uma posição em 2019, aparecendo em 4º lugar. Conforme o coordenador de pesquisa e pós-graduação da UCPel, professor Ricardo Pinheiro,  os dados refletem, principalmente, o conhecimento gerado no campo da saúde, mais especificamente nas áreas de saúde mental coletiva e saúde materno-infantil.

A missão da instituição de impactar a sociedade é reafirmada nessa produção de conhecimento, uma vez que os estudos desenvolvidos nos programas de pós-graduação vão desde o pré-clínico até a intervenção direta na comunidade. Segundo o professor, isso é possível devido à transdisciplinaridade dos mestrandos e doutorandos da UCPel. “A missão comunitária da universidade reflete em tudo que produzimos”, enfatiza ele.

Além da pesquisa, outros quatro itens são analisados na elaboração do RUF: internacionalização, mercado, ensino e inovação. No componente internacionalização, a Católica de Pelotas também obteve destaque, sendo a primeira do Brasil quando comparada a outras instituições privadas de mesmo porte.

Já entre as públicas e privadas, no âmbito estadual, a UCPel aparece em terceiro lugar, ficando atrás somente de duas instituições de grande porte: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Esse item leva em consideração as citações internacionais por docente e publicações em coautoria internacional. “O que é produzido aqui tem impacto na região, no país e, como podemos ver no ranking, fora do país”, complementa Pinheiro.

Realizado anualmente pelo jornal Folha de São Paulo, o ranking avaliou 197 instituições de ensino superior do Brasil. No ranking geral, a UCPel está na 16ª posição entre as privadas do país e em 6ª no estado.

Redação: Manuelle Motta