/ Notícias / Produção científica da UCPel aparece em 4º lugar no país em ranking da Folha
Produção científica da UCPel aparece em 4º lugar no país em ranking da Folha
Produção científica da UCPel aparece em 4º lugar no país em ranking da Folha

A produção científica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) aparece em 4º lugar entre as instituições privadas do país no Ranking Universitário Folha (RUF) de 2019. O volume de pesquisa gerado na instituição e a inserção dessas publicações em revistas nacionais foram alguns dos pontos determinantes para o resultado.

Em 2018, a Católica de Pelotas ocupou a 5ª colocação nesse item. Através do trabalho desenvolvido em quatro mestrados e dois doutorados, a universidade pelotense subiu uma posição em 2019, aparecendo em 4º lugar. Conforme o coordenador de pesquisa e pós-graduação da UCPel, professor Ricardo Pinheiro,  os dados refletem, principalmente, o conhecimento gerado no campo da saúde, mais especificamente nas áreas de saúde mental coletiva e saúde materno-infantil.

A missão da instituição de impactar a sociedade é reafirmada nessa produção de conhecimento, uma vez que os estudos desenvolvidos nos programas de pós-graduação vão desde o pré-clínico até a intervenção direta na comunidade. Segundo o professor, isso é possível devido à transdisciplinaridade dos mestrandos e doutorandos da UCPel. “A missão comunitária da universidade reflete em tudo que produzimos”, enfatiza ele.

Além da pesquisa, outros quatro itens são analisados na elaboração do RUF: internacionalização, mercado, ensino e inovação. No componente internacionalização, a Católica de Pelotas também obteve destaque, sendo a primeira do Brasil quando comparada a outras instituições privadas de mesmo porte.

Já entre as públicas e privadas, no âmbito estadual, a UCPel aparece em terceiro lugar, ficando atrás somente de duas instituições de grande porte: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Esse item leva em consideração as citações internacionais por docente e publicações em coautoria internacional. “O que é produzido aqui tem impacto na região, no país e, como podemos ver no ranking, fora do país”, complementa Pinheiro.

Realizado anualmente pelo jornal Folha de São Paulo, o ranking avaliou 197 instituições de ensino superior do Brasil. No ranking geral, a UCPel está na 16ª posição entre as privadas do país e em 6ª no estado.

 

Redação: Manuelle Motta

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?