/ Notícias / Primeiro ano de atendimentos na Clínica Odontológica da UCPel tem 2 mil atendimentos
28.01.2020 | 17:37 | #odontologia

O primeiro ano de atendimentos na Clínica Odontológica do curso de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) obteve avaliação positiva por parte dos professores do curso. Conforme a coordenadora da graduação, Patrícia Guerreiro, foram cerca de 2 mil atendimentos para a população no segundo semestre de 2019 entre assistências a adultos e a crianças.

Durante os primeiros 365 dias de funcionamento da clínica diversos procedimentos foram realizados. Extração simples, técnicas anestésicas e procedimentos cirúrgicos são exemplos dos atendimentos prestados. Os alunos exercem a prática em um dos laboratórios disponíveis desde o 5° semestre de curso, atendendo ao público nas segundas, quartas e sextas-feiras, mediante disponibilidade de turmas. Para este ano a ideia é que o número de atendimentos na clínica aumente devido ao início de estágios curriculares.

Integrada à Clínica Odontológica, a Clínica Infantil também completou seu primeiro ano. Os atendimentos são feitos por alunos do 7º e 8º semestres, nas clínicas 1 e 2. Os atendimentos são por livre demanda e encaminhamentos, e contemplam crianças de 4 a 12 anos de idade.

As crianças passam por tratamento odontológico completo, principalmente no que diz respeito à cárie, muito comum na fase inicial de vida da criança. Além disso, os alunos também desenvolvem atividades voltadas a mudanças comportamentais, controle de higiene e dieta alimentar dos pequenos.

A professora e responsável pela Odontopediatra da clínica, Luísa de Oliveira, enfatiza que o primeiro de atendimentos foi de êxito e muito relevante para alunos, pacientes e famílias. “Os alunos conseguiram transformar os atendimentos em momentos divertidos para as crianças que chegaram até nós com vários problemas, e hoje se encontram satisfeitas juntamente com as famílias”, diz.

Tratamentos de alta complexibilidade como tratamento de canal, inflamação gengival e restaurações, por exemplo, são feitos pelos alunos mais adiantados no curso e a professora Patrícia Guerreiro avalia o período de forma positiva. “Essa fase é boa para ambos, pois o paciente faz o tratamento completo com o mesmo aluno, que tem a responsabilidade de planejar todo o percurso”, ressalta.

Um grande feito dos alunos que frequentam o espaço fornecido pela Universidade foi o primeiro implante dentário feito na nova estrutura da UCPel. A ação ocorreu durante a disciplina optativa de Implantodontia, ministrada pelo professor Lucas Moura.

A seleção para atendimentos é feita de acordo com a procura e com os casos encontrados. Depois do primeiro contato, os pacientes ficam alocados em listas de espera, sendo chamados de acordo com a disponibilidade dos alunos. Há também consultas viabilizadas pela Secretaria de Saúde de Pelotas e a pacientes que estão aguardando por procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Projeto mil dias de vida

O projeto de extensão Mil dias de vida é desenvolvido por discentes e docentes do curso de Odontologia da UCPel e visa a promoção da saúde bucal nos primeiros mil dias de vida da criança, período que compreende o espaço de tempo da gestação até os dois anos de idade. O projeto está inserido dentro dos serviços de saúde oferecidos pela Católica.

Segundo a professora Luísa de Oliveira, os alunos puderam levar para a comunidade o que aprendem em sala de aula. “Eles foram muito criativos na hora de elaborar atividades para as crianças e pais, o que facilitou na hora do atendimento”, conta.

Com a proposta de estimular o vínculo entre mãe e filho, o projeto promoveu diversas atividades e palestras, além de oferecer suporte aos responsáveis sobre a rotina de um bebê.
Para atendimentos e informações é necessário procurar a Clínica Odontológica, localizada no Campus Dr. Franklin Olivé Leite Saúde, na Avenida Fernando Osório, 1586.

Redação: Kerolin Lulhier