/ Notícias / PIBID na UCPel é renovado por quatro anos
PIBID na UCPel é renovado por quatro anos
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) teve seu projeto ligado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) renovado por mais quatro anos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Três escolas de Pelotas e Zona Rural já recebem, há dois anos, acadêmicos dos cursos de Letras, Pedagogia, Ciências Biológicas, Filosofia e Matemática, que desde o início da sua formação têm a possibilidade de estarem em contato com o dia a dia dos educandários, local de futura atuação.

Segundo a coordenadora institucional do PIBID, professora Ana Beatriz Longo Rodrigues, o projeto também oportuniza aos acadêmicos envolvidos a iniciação no processo de ensino ainda quando estão estudando. "Para o acadêmico, essa vivência na escola é fantástica por oportunizar o desenvolvimento de competências tanto ligadas à forma de relação professor-aluno quanto ao domínio de conteúdo", avalia.

Para as escolas que recebem o projeto é uma possibilidade de oferecer formação continuada para seus professores, além de proporcionar novas alternativas de abordagens tanto didáticas quanto metodológicas para a sala de aula. Propostas diversificadas como o ensino de uso de mídias, de linguagem oral e escrita, questões sobre saúde, feiras de ciências, olimpíadas, entre outras atividades compõem a gama de projetos que serão desenvolvidos pelos acadêmicos na Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Anchieta, na Escola Municipal Dr. Joaquim Assumpção e na Escola Municipal Ministro Artur de Souza Silveira.

A atuação da UCPel junto a estas escolas vem trazendo tantos benefícios que, para 2014, o número de escolas que compõem o projeto deverá ser aumentada, adianta a coordenadora. “Até o final deste ano iremos definir quais novas escolas deverão receber o projeto”, diz. Atualmente, 85 estudantes da UCPel atuam no programa com bolsa remunerada.