/ Notícias / Pibid encerra atividades na Escola Dr. Joaquim Assumpção
Pibid encerra atividades na Escola Dr. Joaquim Assumpção
As atividades de 2012 estão oficialmente encerradas. Agora, é a hora de os alunos integrantes do projeto “Universidade e escola: Criando laços e compartilhando saberes”, desenvolvido pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) em três escolas do município, estudarem para planejar o próximo ano. Vinculado ao Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), do Governo Federal, o projeto foi encerrado na Escola Municipal Dr. Joaquim Assumpção na tarde desta sexta-feira (14).

A coordenadora geral do Pibid na UCPel, professora Jara Fontoura, disse considerar que o período foi muito proveitoso, embora o relacionamento com as escolas tenha evoluído aos poucos. “No início, como era algo novo, tivemos algumas dificuldades de inserção, até porque as escolas não conheciam direito nem a Universidade nem o projeto”, pontuou. “Hoje, graças ao trabalho de acadêmicos e coordenadores, conquistamos uma inserção positiva. Há uma mudança no ambiente escolar, uma alegria no ar percebida no carinho das pessoas pela UCPel”.

Ao todo, participaram das ações desenvolvidas 73 alunos da Católica, oriundos das licenciaturas em Ciências Biológicas, Letras, Matemática, Filosofia e Pedagogia. O acadêmico de Filosofia do sexto semestre Jorge Garcia é um dos bolsistas do Programa. Para ele, a oportunidade foi bastante benéfica porque ampliou sua visão de campo prática. “Entramos num mundo totalmente diferenciado, através das atividades na escola”.

A supervisora do grupo da Pedagogia, professora Débora Jacks, concordou: “Poder participar desse projeto foi um privilégio e uma oportunidade. Todos participaram com atividades riquíssimas e, de certa forma, até os pais foram estimulados a estar mais perto da escola, participando de tudo que foi planejado em termos de criatividade, desenvolvimento, linguagem e expressão corporal”, exemplificou. “Isso faz com que a escola desacomode, se movimente e busque qualidade”.

Durante a atividade de encerramento na Escola Municipal Dr. Joaquim Assumpção, houve apresentação musical pelas crianças do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera; peças de teatro; bênção do capelão da UCPel, padre Rogério Mosimann; sorteio de duas cestas natalinas e a leitura da mensagem “Natal com Jesus: Pleonasmo ou ficção”, de Nilza Fontoura.

Na Escola Estadual Padre Anchieta, o encerramento das atividades de 2012 ocorreu na segunda-feira (10). Já na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Arthur de Souza Costa, será no próximo sábado (15).