/ Notícias / Para não esquecer Lobo da Costa
Para não esquecer Lobo da Costa
14.06.2013 | 17:39 | #letras
Para não esquecer Lobo da Costa
Francisco Lobo da Costa, um dos mais relevantes escritores do Romantismo Gaúcho, começa a ter sua obra revisitada e novamente divulgada em Pelotas, sua cidade natal. A Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Prefeitura de Pelotas e a Confraria Literária Amigos de Lobo da Costa encabeçam uma série de atividades junto a escolas, universidades e comunidade para promover a sobrevivência literária do poeta que em 2013 completa 160 anos de nascimento. 

Com extenso material de prosa ficcional e poética, Lobo da Costa possui em sua obra qualidades que a torna importante no plano nacional e a revestem de características de permanência e universalidade. Segundo a professora da UCPel, Ângela Sapper, Lobo tinha versos intensos que cantavam sua terra, seus amores e a defesa dos menos favorecidos. “Apesar da vida atribulada, tinha a fluência poética e a verve romântica que o destacou como o mais popular poeta do Rio Grande do Sul, imortalizado nas diversas homenagens em todo o Estado”, diz.

Com uma série de atividades já agendadas até o final deste ano, o marco inicial da programação será o Seminário Lobo da Costa, que ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de junho, às 19h15min, no Salão Nobre da Bibliotheca Pública Pelotense, local muito estimado pelo poeta. No dia 20, a partir das 17h, também na Bibliotheca, um sarau onde os amantes da obra de Lobo poderão expressar-se artisticamente oferecerá aos participantes apresentações musicais e declamações de poemas. 

Parte importante da programação ocorrerá dentro das escolas municipais, que já recebem visitas de grupos de estudantes e egressos dos cursos de Letras e Pedagogia da UCPel para promover atividades como dramatizações, hora do conto, saraus, oficinas de criação literária entre outras. “Com estas ações queremos incentivar a criatividade, o amor pátrio, a valorização de nosso município e a afeição à literatura, bem como a inserção cultural por meio da participação em atividades programadas”, explica Ângela. 

Já confirmaram participação no projeto 35 escolas municipais, mas a professora diz acreditar que este número será bem maior. Para o segundo semestre do ano, mas ainda sem data definida, a UCPel realizará sua Jornada Literária sobre o poeta, com a participação de pesquisadores de outras cidades. O Instituto Federal Sul-Rio-Grandense realiza atividade em homenagem a Lobo em agosto, e ainda estão programadas ações como hora do conto na Praça Coronel Pedro Osório, participações na Feira do Livro, encenação da peça Espinhos D’Alma na Fenadoce, entre outras atividades que ainda estão sendo programadas. 

Confira abaixo a programação da primeira atividade em comemoração aos 160 anos de Lobo da Costa:

Dia 17 de junho – segunda-feira
19h15min – Abertura - Apresentação musical
Palestrantes:
Jandir Zanotelli (ASBL)
Ângela Treptow Sapper (UCPel - ASBL – IF-SUL)
Adão Fernando Monquelat
Luis Borges (IF-SUL)

Dia 18 de junho – terça-feira
19h15min – Abertura - Apresentação musical
Palestrantes:
Gilnei Oleiro Corrêa (IF-SUL)
Jorge Moraes (ASBL – APelL)
Nelson Granada (C.E. Lobo da Costa)
Carlos Eugênio Costa da Silva (EPC)

Dia 19 de junho – quarta-feira
19h15min – Abertura - Apresentação musical
Palestrantes:
Neusa Marilu Duarte (ASBL)
Zênia de Leon (APelL)
Roberto Medina (UNIRITTER)

Dia 20 de junho – quinta-feira
17h – Sarau com apresentações musicais, declamações e Peça teatral Espinhos D’Alma - uma adaptação da obra homônima de Francisco Lobo da Costa pelo Grupo Lobo da Costa.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?